Notícias

COVID-19: Interrupção de comboios no Corredor do Limpopo dita paralisação das feiras comerciais

A interrupção da circulação do comboio de transporte de passageiros no Corredor Ferroviário do Limpopo, devido ao novo coronavírus, dita paralisação das feiras comerciais nos distritos do norte da província de Gaza. As trocas comerciais juntavam semanalmente milhares de vendedores oriundos das províncias de Maputo, Gaza e do vizinho Zimbabwe na vilas sedes dos distritos…
Read more

Reserva Especial de Maputo fecha portas para actividade turística

A Reserva Especial de Maputo fecha as portas para actividade turística no distrito de Matutuíne, província de Maputo. Esta é solução encontrada pela administração local no âmbito da implementação do decreto presidencial de Estado de Emergência. O administrador da Reserva Especial de Maputo explicou que apenas tem acesso a esta área de conservação as comunidades…
Read more

Covid-19: África pode perder USD 88 mil milhões se entrar em recessão – BAD

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) disse que o continente africano pode perder até 88,3 mil milhões de dólares devido à Covid-19, acrescentando que a maioria dos países pode entrar em recessão económica. “O BAD estima que a Covid-19 possa custa ao PIB de África entre 22,1 mil milhões de dólares, no cenário…
Read more

É tempo de distanciamento social, mas não de distanciamento orçamental – BAD

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) defendeu que a pandemia da Covid-19 deve ser combatida com distanciamento social, mas não com distanciamento orçamental, pedindo ajuda para a economia dos países africanos. “O novo coronavírus é uma guerra contra todos nós, todas as vidas importam, por isso temos de evitar um distanciamento orçamental nesta…
Read more

Covid-19: Guterres critica Trump e diz que agora é a hora da unidade

O secretário-geral das Nações Unidas criticou esta quarta-feira as declarações feitas pelo Presidente dos Estados Unidos, na terça-feira, sobre actuação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à pandemia, considerando que “agora é a hora da unidade”. Quando a pandemia da doença provocada pelo SARS-CoV-2 terminar, “haverá tempo” para avaliar a actuação da OMS,…
Read more

Sudão: Condenação de al-Bashir confirmada por tribunal de recurso

Um tribunal de recurso sudanês condenou esta quarta-feira o ex-Presidente Omar al-Bashir a dois anos de prisão num centro correccional para idosos por crimes de corrupção, revelaram os seus advogados. “O tribunal de recurso confirmou a condenação, mas apresentaremos recurso no Supremo Tribunal porque estamos completamente convencidos que as acusações não têm fundamento”, disse o…
Read more

Covid-19: Governo diz estar atento à situação das empresas privadas

O governo diz estar atento à situação das empresas privadas afectadas pela pandemia do novo coronavírus. A garantia foi dada, segunda-feira pelo secretário do Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, no programa “Cartas na Mesa” da Rádio Moçambique. Oswaldo Petersburgo indicou que qualquer despedimento resultante da fraca prestação de uma empresa devido aos efeitos…
Read more

Insurgentes querem impor estado islâmico em Cabo Delegado

O grupo de insurgents que tem atuado na província moçambicana de Cabo Delgado, localmente conhecido por al-Shabab, anunciou a pretensão de impor um estado islâmico na região. Num vídeo posto a circular nas redes sociais, poucas horas depois do grupo autodenominado Estado Islâmico reivindicar, nos seus canais e em tempo recorde, um ataque a Muidumbe,…
Read more

Covid-19: Pandemia já fez quase 83 mil mortos em todo o mundo – AFP

A pandemia da Covid-19 matou quase 83 mil pessoas em todo o mundo desde que a doença surgiu em Dezembro e mais de 1,4 milhões estão infectados, segundo um balanço da AFP às 11:00 desta quarta-feira, a partir de dados oficiais. De acordo com a agência de notícias francesa, morreram pelo menos 82.726 pessoas e…
Read more

Analistas moçambicanos subscrevem relatório da Amnistia Internacional

Analistas moçambicanos subscrevem o relatório da Amnistia Internacional (AI) que denuncia violações dos direitos humanos no país e acusam o Gvoerno de alocar maior dotação orçamental àquilo que consideram forças repressivas. No seu Relatório Anual sobre os Direitos Humanos em África, a AI diz que em 2019 Moçambique viveu momentos turbulentos marcados por instabilidade política…
Read more