Notícias

Especial eleições FMF: Já decorre a Assembleia-Geral Eleitoral FMF

15:26. – Feizal Sidat eleito presidente da FMF 15:23 – inicia a contagem dos votos 15:08 – Inicia o processo de votação 15:05 – Presidente da Comissão Eleitoral explica os procedimentos tendo como base os estatutos da FMF. 15:00 – Por unanimidade é aprovada a proposta. Luís Caldeira vai liderar o processo. 14:58 – Presidente…
Read more

Presidente da República promulga Leis

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no uso das competências que lhe são conferidas pelo número 1 do artigo 162 da Constituição da República, promulgou e mandou publicar a Lei de Revisão do Código Penal e a Lei de Revisão do Código do Processo Penal. As Leis acima referidas foram recentemente aprovadas pela Assembleia…
Read more

Ex-ministro Manuel Chang necessita de cuidados médicos, segundo o advogado

O ex-ministro das Finanças Manuel Chang, detido há quase um ano na África do Sul no caso das “dívidas ocultas”, “requer cuidados” por falta de tratamento médico, disse à Lusa o seu advogado. “Ele já está detido quase há um ano e pouco antes de ter sido preso na África do Sul tinha sido submetido…
Read more

Actualização de preços de combustíveis e energia passa a ser feita pela ARENE

A actualização mensal dos preços dos combustíveis líquidos em Moçambique deixou de ser feita pelos ministro da Energia e da Economia e é, desde Novembro, competência da Autoridade Reguladora de Energia (ARENE)), instituição que irá ainda definir as futuras revisões das tarifas de energia em Moçambique. Criada em 2017 mas apenas em funções desde a…
Read more

Ministro da Defesa acusa a Renamo de violar o acordo de paz

O ministro da Defesa acusou quinta-feira (12/12) a Renamo de violar o Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado em agosto, considerando que os elementos que estão a protagonizar ataques no centro país são do principal partido de oposição. “[A Renamo] não está a honrar com os acordos assinados porque os elementos que estão a…
Read more

Reservas internacionais de Moçambique terminam 2019 em “níveis confortáveis”, anuncia o banco central

As reservas de Moçambique em moeda estrangeira terminam 2019 em “níveis confortáveis”, anunciou quinta-feira (12/12) o banco central após a última reunião do ano do seu Comité de Política Monetária (CPMO). “As reservas internacionais do país continuam em níveis confortáveis”, anunciou o órgão em comunicado. “Na primeira semana de dezembro, as reservas internacionais brutas situaram-se…
Read more

1 milhão de pessoas em Moçambique necessita de assistência alimentar

Numa altura em que Moçambique já esta a enfrentar novas intempéries, a directora do INGC deu conta de um défice de 10 milhões de euros neste organismo para poder implementar o Plano de Contingência traçado para a época chuvosa 2019/2020. Em Moçambique, passados quase dois meses da aprovação do Plano de Contingência para a época…
Read more

CTA pede rápida investidura de Filipe Nyusi para acelerar aprovação do Plano Quinquenal do Governo e do Plano Económico e Social para 2020

Ainda sem o Conselho Constitucional proclamar os resultados das Eleições Gerais de 15 de Outubro último a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) pediu na quarta-feira (12) a rápida investidura de Filipe Nyusi como Presidente da República para acelerar aprovação do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024 e do Plano Económico e Social para 2020.…
Read more

Nhongo ameaça com ataques no dia da tomada de posse de Nyusi

O líder da autoproclamada “Junta Militar” da RENAMO, Mariano Nhongo, diz que não ordenou ataques dos últimos dias contra viaturas no centro de Moçambique. Mas ameaça com violência para a tomada de posse de Filipe Nyusi. Mariano Nhongo nega a autoria dos ataques dos últimos dias nas estradas do centro de Moçambique, mas ameaça recorrer…
Read more

Banco de Moçambique mantém taxa de juro devido a “instabilidade militar” e outros riscos

O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique decidiu quinta-feira (12/12) manter a taxa de juro de política monetária (taxa MIMO) em 12,75%, devido a riscos inflacionários, como o agravamento da “instabilidade militar”. “A decisão de manter a taxa MIMO continua a ser sustentada pela prevalência de elevados riscos e incertezas que, a…
Read more