Notícias

COVID-19: Papa leiloa objetos doados por desportistas para ajudar hospitais

O leilão começará na segunda-feira, 08 de junho, na plataforma CharityStars.com, e decorrerá durante dois meses. O papa Francisco vai leiloar objetos oferecidos por desportistas, como o ciclista Peter Sagan e o futebolista Francesco Totti, para angariar fundos que serão doados aos hospitais do norte de Itália, os mais afetados pela pandemia de covid-19. Segundo…
Read more

Moçambique: Amnistia Internacional apela a respeito dos direitos dos civis

A Amnistia Internacional emitiu esta semana um comunicado apelando a que as forças de segurança moçambicanas protejam os civis no caso das acções contra grupos armados em Cabo Delgado, no norte do país. A organização não governamental assume a sua preocupação com as ofensivas governamentais em curso no norte do país por a situação fragilizar…
Read more

Tete: 50 empresas deixaram de exercer actividades devido ao impacto da Covid-19

Cinquenta empresas deixaram de exercera as suas actividades na província de Tete, devido ao impacto do novo coronavírus que assola o país. Destas, quarenta suspenderam os seus contratos de trabalho, nove cessaram, uma emitiu férias colectivas até a normalização da situação da pandemia. A acção está afectar cerca de três mil trabalhadores, segundo deu a…
Read more

É difícil cobrir a insurgência em Cabo Delgado, diz o jornalista moçambicano André Baptista

A província de Cabo Delgado, que desde 2017, é alvo de ataques de insurgentes do Estado Islâmico, tal como dizem as autoridades moçambicanas, é uma das áreas onde ser jornalista é uma atividade de alto risco, afirma o jornalista André Baptista. Baptista, que é dos poucos que cobrem a insurgência, conta que, na sua recente…
Read more

As Grandes Emoções do Desporto em Directo Regressam pela Porta da DStv e GOtv neste Mês de Junho

As melhores ligas mundiais de futebol estão de volta em directo na mSuperSport! 04 de Junho de 2020 – O mês de Junho chega com grandes novidades para os clientes da DStv e da Gotv fanáticos por desporto. Após alguns meses em que os eventos desportivos ficaram limitados devido à pandemia da COVID-19, as coisas…
Read more

COVID-19: Contribuição dos EUA para Moçambique já superou os 6 milhões de euros

A agência norte-americana para a ajuda ao desenvolvimento (USAID) já apoiou a resposta de Moçambique à COVID-19 com mais de seis milhões de euros, incluindo financiamento à formação de trabalhadores de saúde, disse esta quinta-feira um responsável deste organismo. Kenneth Staley, líder do grupo de trabalho da USAID para a COVID-19, disse hoje, em resposta…
Read more

Os donos da dívida pública de Moçambique

De um stock total da dívida pública moçambicana no valor de mais de 12 biliões de dólares norte-americanos em 2018, a China absorveu 39%, figurando como o maior credor bilateral do país. O Ministério da Economia e Finanças (MEF) divulgou esta quinta-feira, a evolução da dívida pública de Moçambique entre 2017 e 2018 (um atraso…
Read more

Montepuez Ruby Mining desenvolve acções sustentáveis para proteger e preservar o meio ambiente

Dia 5 de Junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objectivo de identificar acções positivas para a protecção e preservação do meio ambiente, bem como alertar as pessoas e os governos sobre a necessidade de o salvar. Entre as várias acções positivas de protecção ambiental, destacam-se as da Montepuez Ruby Mining (MRM),…
Read more

COVID-19: Estudo revela grupo sanguíneo mais resistente ao coronavírus

Um grupo internacional de pesquisadores sugere que a susceptibilidade à insuficiência respiratória causada pela COVID-19 poderia depender do grupo sanguíneo da pessoa infectada, de acordo com um novo estudo publicado quarta-feira (4) no servidor de pré-impressão medRxiv. Mais de 120 pesquisadores de diferentes universidades europeias levaram a cabo o primeiro estudo de associação do genoma…
Read more

Ataques armados: ONU pede 35 milhões de dólares para apoio urgente a 354 mil deslocados

A coordenadora residente da Organização das Nações Unidas em Moçambique pediu quinta-feira 35 milhões de dólares (30 milhões de euros) à comunidade internacional para apoiar os deslocados pelos ataques armados em Cabo Delgado. “A população está completamente exausta e em desesperada necessidade de humanidade e solidariedade”, referiu Myrta Kaulard. O Plano de Resposta Rápida para…
Read more