Coligação liderada pelos EUA retira-se da base aérea de Al Taqaddum no Iraque

Coligação liderada pelos EUA retira-se da base aérea de Al Taqaddum no Iraque

A coligação internacional liderada pelos EUA que luta contra o grupo terrorista Daesh anunciou a sua retirada da base aérea de Al Taqaddum, localizada no centro do Iraque.
“A Força-Tarefa Conjunta Combinada – Operação Resolução Inerente (CJTF-OIR, na sigla em inglês) realizou em 4 Abril de 2020 a cerimónia de entrega da zona especial da coligação internacional na base aérea de Al Taqaddum às forças de segurança iraquianas devido ao seu êxito na campanha contra o Daesh (organização terrorista proibido na Rússia e em outros países)”, lê-se no comunicado da coligação, aponta o jornal Military Times.
O informe acrescenta que a decisão não se deve ao surto do novo coronavírus, nem aos recentes ataques contra as bases militares dos EUA no Iraque.
No passado 20 de Março a Força-Tarefa Conjunta informou que a coligação norte-americana começou a reduzir a sua presença militar neste país.
Na semana passada, a mesma coligação entregou outra base aérea, a K1, localizada na província iraquiana de Kirkuk, às Forças Armadas daquele país.
O Parlamento iraquiano aprovou em 5 de Janeiro por maioria de votos a retirada das tropas estrangeiras e defendeu o fim da cooperação com as forças da coligação internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *