Presidente turco esperado na Gâmbia

Presidente turco esperado na Gâmbia

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, é esperado na próxima semana em Banjul para uma visita oficla à Gâmbia, anunciou hoje à Pana o novo embaixador plenipotenciário da Turquia neste país, Tolga Bermek.
Falando depois de apresentar as suas credenciais, terça-feira última, ao Presidente gambiano, Adama Barrow, Bermek indicou que a visita do chefe do Estado turco, cuja duração não revelou, traduz a excelência das relações entre os dois países.
Afirmou que a Turquia é um grande parceiro e amigo da Gâmbia, desde a chegada ao poder do sucessor de Yahya Jammeh, antecessor do Presidente Barrow, exilado na Guiné Equatorial desde a sua derrota eleitoral em 2017.
Frisou que, apesar do volume de trocas comerciais entre os dois países não estar ao nível desejado, ele aproveitará a sua estadia na Gâmbia para aumentar estas trocas, atraindo mais investidores turcos para o país.
Questionado sobre a visita de alto nível do Presidente Erdogan à Gâmbia, o embaixador Bermek disse aos jornalistas que a visita deste último é “o sinal de um bom começo” para a sua missão na Gâmbia.
Afirmou que a visita do Presidente Erdogan será curta mas rica, atendendo à “grande delegação de homens de negócios que o acompanhará.”
Assegurou que a visita do Presidente turco permitirá um maior intercâmbio bilateral ao mais alto nível e anunciará o início de outras visitas similares de cidadãos turcos a Banjul.
“A visita do Presidente turco à Gâmbia é uma boa oportunidade. Será a primeira visita de um Presidente turco à Gâmbia e acredito que dará início a uma nova era nas relações entre os dois países”, regozijou-se o embaixador turco.
Após recordar o lançamento dos voos directos entre Istambul e Banjul em 2019, o diplomata indicou que a abertura dos mesmos irá aumentar a frequência dos voos no futuro, uma vez que, prosseguiu, as relações económicas e comerciais entre os dois países conhecerão uma franca expansão.
Por sua vez, o chefe do Estado gambiano pediu mais investimentos adicionais da Turquia na Gâmbia, dizendo que o seu país tem inúmeras oportunidades inexploradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *