Casos de violência doméstica aumentaram 71% em 2018

No ano passado, a percentagem de casos de violência doméstica que deram entrada nas unidades de saúde no país aumentou em 71% em 2018, perfazendo um total de 33 mil vítimas, disse segunda-feira a ministra da Saúde, Nazira Abdula.
Nazira Abdula de aconhecer este dado quando falava no lançamento do Plano de Acção e Resposta contra a Violência Baseada no Género 2019-2022 e considerou preocupante o número de casos de violência doméstica no país.
“Apesar dos progressos alcançados na consciencialização social sobre a necessidade de denúncia e combate, muitas vítimas continuam sem reportar os maus-tratos a que têm sido sujeitos”, lamentou Nazira Abdula.
A governante, assinalou que o aumento do número de vítimas de violência baseada no género mostra a magnitude do problema e a consciência pública sobre a necessidade de denúncia.
Segundo a ministra, a violência baseada no género tem afectado maioritariamente as mulheres, incluindo as raparigas, e a maioria dos agressores são pessoas próximas das vítimas, nomeadamente parceiros.
Dadas as características da nossa sociedade ao que se pode interpretar “A dependência económica da vítima em relação ao agressor é um dos factores de inibição da queixa contra maus tratos”, assinalou Nazira Abdula.

