fbpx

Eleições Gerais de 2019: IMD partilha mapeamento de zonas de risco de incidentes e conflitos eleitorais

Eleições Gerais de 2019: IMD partilha mapeamento de zonas de risco de incidentes e conflitos eleitorais

 

No âmbito dos preparativos das VIª Eleições Gerais o Instituto para a Democracia Multipartidária – IMD, organiza esta terça-feira, dia 23 de Julho, na cidade de Maputo um encontro tem de partilha do mapeamento de zonas de risco de ocorrência de incidentes e conflitos eleitorais, e os resultados da avaliação do Código de Conduta e Ética Eleitoral adoptado pelos partidos políticos no âmbito das eleições autárquicas de 2018.

Com o encontro, o IMD, organização que coordena as acções da Plataforma de Observação Eleitoral Conjunta, Sala da Paz pretende alertar, com base na experiência dos processos eleitorais realizados desde as Eleições Gerais e Provinciais de 2014 até o recenseamento eleitoral de 2019, sobre locais de elevado potencial de ocorrência de incidentes e conflitos eleitorais durante as diferentes fases do processo, tipos de conflitos e reflectir sobre os mecanismos de mitigação.

Os estudos a serem partilhados foram elaborados com base em diferentes relatório de observação eleitoral da Sala da Paz e de outros mecanismos de observação nacional e internacional.

Durante os processos eleitorais em Moçambique tem sido registado a ocorrência de vários incidentes que muitas vezes se transformem em conflitos eleitorais criando inúmeros constrangimentos e gerando ainda mais desconfiança entre os diferentes actores eleitorais e até ao cidadão.

Participam nesta Mesa Redonda os representantes dos Órgãos de Gestão Eleitoral, Partidos Políticos, Organizações da Sociedade Civil, Académicos e entre outros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *