fbpx

Basketball Africa League Apresenta Logótipo Oficial

Basketball Africa League Apresenta Logótipo Oficial

O novo logótipo celebra o carácter pan-africano da Liga, a herança rica em basquetebol e a diversidade do continente africano
A Basketball Africa League (BAL), uma nova associação profissional de basquetebol com 12 equipas de toda a África, cuja competição terá início em Março de 2020, apresentou hoje o logótipo oficial da liga. O novo logótipo, que inclui a silhueta de um jogador a lançar para o cesto sob um fundo vibrante com as cores amarelo, vermelho, verde e azul, celebra o carácter pan-africano da liga, a herança rica em basquetebol e a diversidade do continente africano.
O anúncio foi feito hoje por Amadou Gallo Fall, Presidente da BAL, na Kigali Arena em Kigali, no Ruanda, antes de um jogo de qualificação da BAL, na presença de Paul Kagame, Presidente do Ruanda, Aurore Mimosa Munyangaju, Ministra do Desporto do Ruanda, Anibal Manave, Presidente-executivo da FIBA Africa e da BAL, Alphonse Bilé, Diretor-executivo da FIBA Africa, Luol Deng, duas vezes All-Star da NBA e Presidente da Federação de Basquetebol do Sudão do Sul, e Olumide Oyedeji, antigo jogador nigeriano da NBA.
O logótipo da BAL inspira-se no compromisso da NBA e da FIBA em tornar a BAL numa liga profissional de nível mundial capaz de promover a inclusão e o desenvolvimento dos jogadores mais jovens, enquanto produto de entretenimento para públicos de todas as idades e veículo de promoção do desenvolvimento económico de todo o continente.
As cores do logótipo possuem diversos significados. O vermelho e o azul royal são uma ligação direta à NBA, simbolizando ao mesmo tempo o amor, a energia, a confiança e a força. O amarelo e o verde falam do optimismo, da alegria e da sabedoria africana, celebrando também a saúde, a harmonia e o meio-ambiente.
A forma do logótipo e a utilização da silhueta do jogador são uma referência visual à família de logótipos da NBA, que inclui NBA, WNBA, NBA G League e NBA 2K League. A utilização do jogador a fazer um lançamento em suspensão está também ligada a uma das jogadas fundamentais do basquetebol, numa demonstração de talento e capacidade técnica, em exibição a partir de Março quando arrancar a época inaugural da BAL.
“Este logótipo exclusivo reflecte a natureza vibrante e dinâmica deste desporto, simboliza a riqueza, a diversidade e a autenticidade do nosso continente e representa o basquetebol africano a nível mundial”, afirmou Amadou Gallo Fall. “Este novo logótipo não só será sinónimo da nossa liga, como também representará os valores e aspirações promovidos pela BAL.”
A época regular inaugural da BAL irá decorrer no Cairo (Egipto), Dakar (Senegal), Lagos (Nigéria), Luanda (Angola), Rabat (Marrocos) e Monastir (Tunísia). A cidade de Kigali (Ruanda) será anfitriã da primeira final de sempre da BAL. A NIKE e a Jordan Brand serão os fornecedores oficiais de equipamento da nova liga profissional.
O primeiro BAL Combine, um evento de scouting de dois dias com 50 aspirantes a jogadores provenientes de África, dos EUA e do resto do mundo, teve lugar no início do mês no Hospital for Special Surgery (HSS) Training Center, as instalações oficiais de treino dos Brooklyn Nets, em Brooklyn, Nova Iorque.
A NBA e a FIBA pretendem também prestar apoio financeiro e recursos para o desenvolvimento do basquetebol africano, incluindo formação de jogadores, treinadores e árbitros, para além do investimento em infraestruturas.
O anúncio do lançamento da BAL por parte da NBA e da FIBA, que assinala a primeira colaboração da NBA com uma liga fora da América do Norte, for feito durante o NBA All-Star 2019 Africa Luncheon em Charlotte, no Sábado, 16 de Fevereiro.
Brevemente serão fornecidos mais detalhes sobre a BAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *