ISSM e AMS capacitam Agentes da PT em matéria de seguro automóvel

ISSM e AMS capacitam Agentes da PT em matéria de seguro automóvel

O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), em parceria com a Associação Moçambicana de Seguradoras (AMS), proferiram, recentemente, uma palestra sobre o Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel (SORCA), dirigida aos agentes da Polícia de Trânsito (PT) da Província de Maputo. A iniciativa enquadra-se na Estratégia de Educação Financeira em Seguros (EFISE) e Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF), cujo objectivo é tornar o SORCA efectivo, sensibilizando os agentes da PT sobre a importância da fiscalização e educação sobre este seguro aos automobilistas.
Participaram da capacitação cerca de 50 agentes da PT, beneficiando-se de conhecimentos relativo ao âmbito e garantia de cobertura, capital seguro, competência para fiscalização e consequências da falta deste seguro obrigatório por parte dos automobilistas, matérias abordadas pelo Director dos Assuntos Jurídicos, Comunicação e Relações com os Consumidores do ISSM, Rui Tsevete.
No que respeita à fiscalização, Rui Tsevete apelou aos agentes da PT para reforçarem as medidas de controlo do SORCA, a fim de minimizar os danos causados pela sua falta, em caso de ocorrência de sinistros na via pública, tendo acrescentado que para além da PT, são responsáveis pela fiscalização deste seguro, a Polícia Municipal, Instituto Nacional de Transportes Terrestres e a Autoridade Aduaneira.
Por seu turno, o representante da AMS, MomadeMucusse, referiu que existem várias razões para a contratação do seguro automóvel, nomeadamente, a sua importância para o ressarcimento de danos causados a terceiros, transferência do risco, cobertura das perdas e danos patrimoniais e não patrimoniais ocasionados por automóveis em acidentes de viação, entre outros.
Em seguida, salientou que estudos apontam que uma das razões da fraca adesão aos seguros são a fraca cultura do mesmo, fraca fiscalização, falta de recursos, entre outros factores.
O Comandante da Companhia da PT da Província de Maputo, Lázaro Mulungo,mostrou interesse em ver mais iniciativas de género com intuito de capacitar maismembros da corporação em matéria de seguros.
“Solicitamos que o ISSM e a AMS se juntemà PT nas campanhas de educação cívica sobre seguro direccionadas às empresas e associações dos transportadores de modo a consciencializar cada vez mais os automobilistas para a contratação de seguros”, apelou.
Importa referir que ao todo, o Instituto já realizouquatro sessões de palestras a nível nacional, concretamente nas províncias de Nampula, Tete e Cidade de Maputo, abrangendo cerca de 230 agentes da Polícia da República de Moçambique, no âmbito da EFISE que prevê a realização de diversas campanhas de divulgação da importância de seguros aos vários segmentos da sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *