FACIM 2019: vai decorrer de 26 de Agosto a 01 de Setembro
A edição 55 da Feira Agrícola, Comercial e Internacional de Maputo (FACIM) abre as portas de 26 de Agosto e vai encerrar no dia 01 de Setembro próximo sob o lema “Moçambique e o Mundo: Alargando o Mercado, Promovendo Investimento e Potenciando Parcerias”. Destaque para esta edição vai para a estreia de um total de doze países. A Turquia e a Tailândia estão entre os países estreantes, com a previsão do regresso da Bielorrússia.
O coordenador da quinquagésima quinta edição da FACIM, Jaime Nicols, disse estar confirmada a participação dos tradicionais expositores da região, como é o caso da África do sul, Zâmbia e Zimbabwe, bem como a Alemanha, Portugal entre outros da Europa. Para o Ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa, esta será uma feira diferente devido aos novos desenvolvimentos do sector energético.
FACIM é um evento anual e tradicionalmente tem vindo a decorrer na última semana de Agosto e primeiros dias de Setembro despendendo do calendários e para este ano vai até ao primeiro dia do mês de Setembro e é organizado pelo Ministério da Indústria e Comércio através da Agência para Promoção de Investimento e Exportações (APIEX) órgão do governo que já se desdobra em organizar o evento deste ano onde se espera maior participação com o aumento de mais países europeus.
A história da FACIM
A 1ª edição da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique (FACIM) foi inaugurada no dia 24 de Julho de 1965. Em 1950, os terrenos da zona compreendida entre a Rua Belmiro Muianga e Escola Náutica, Av. 25 de Setembro e Av. 10 de Novembro albergaram a Exposição do Mundo Português, que assinalou a visita do General Óscar Carmona, Presidente da República Portuguesa, à então Colónia de Moçambique.
A FACIM é uma feira comercial, espaço privilegiado onde se juntaram produtores, vendedores, investidores, importadores, exportadores, compradores, entre outros. Desde o ano de 2011, a FACIM é realizada no distrito de Marracuene em Ricatla num local onde se espera que venham ser erguidas instalações definitivas para o efeito porque actualmente o certame decorre em tendas ai montadas. O objectivo principal da FACIM é a promoção das trocas comerciais, estimular a produção e o consumo, e a integração económica de Moçambique na economia mundial.
A FACIM surgiu por iniciativa de um grupo de colonos portugueses ligados a variados interesses financeiros e agrícolas, com o objectivo de demonstrar a vitalidade económica da então província de Moçambique.
No entanto, foi em 1978, após a independência, que o antigo recinto onde decorria a FACIM registou o maior certame de todos os tempos. Ao todo 403 mil pessoas visitaram a feira, presenciando os produtos de 866 expositores distribuídos por 120 pavilhões nacionais e 40 internacionais, dos quais 25 países e 15 empresas privadas estrangeiras. Foi ocupada na circunstância uma área total de 32.715 metros quadrados.