fbpx

Nyusi recebe felicitações dos homólogos da Tanzania, Egipto, Venezuela e Nicarágua

Nyusi recebe felicitações dos homólogos da Tanzania, Egipto, Venezuela e Nicarágua

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu mensagens de felicitações endereçadas pelos seus homólogos da Tanzania, John Pombe Joseph Magufuli; do Egipto, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi; da Venezuela, Nicolas Maduro Moros; do Presidente e do Vice-Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega Saavendra e Rosario Murillo, respectivamente, pela sua eleição ao cargo, nas eleições gerais e das Assembleias Provinciais de 15 de Outubro de 2019 .
O Presidente da República Unida da Tanzania, John Pombe Joseph Magufuli, diz na sua mensagem que em nome do governo, do povo tanzaniano e no seu próprio, gostaria de felicitar calorosamente o Presidente Nyusi pela merecida vitoria para o segundo mandato.
“Nós, na Tanzania, recebemos com grande satisfação e orgulho a notícia de reeleição de Vossa Excelência. Na verdade, a magnitude da Vossa vitoria não deixa qualquer sombra de dúvidas quanto à satisfação do povo moçambicano com o rumo que a Vossa liderança está a assumir no desenvolvimento e transformação nacional. Quero, igualmente, usar desta oportunidade para felicitar a Frelimo por esta vitória histórica” – sublinha o Presidente tanzaniano.
De acordo com o Presidente Magufuli, a Tanzania e Moçambique gozam de relações bilaterais antigas assentes na boa vizinhança, história partilhada, interesses comuns e respeito mútuo.
“Ao iniciar o Vosso mandato nos próximos cinco anos, quero reafirmar o compromisso do governo da Tanzania de reforçar ainda mais os laços de amizade e cooperação que existem entre os nossos dois países em prol do benefício mútuo dos nossos povos”- sustenta o estadista tanzaniano.
O Presidente do Egipto, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, diz por seu lado que está confiante que a vitória nas eleições e a assunção do novo mandato permitirá que o Presidente Nyusi continue a sua jornada de servir com obras concretas ao povo moçambicano.
“Gostaria igualmente de assegurar o desejo de trabalhar com Vossa Excelência nos próximos anos para abrir novos caminhos e reforçar as relações bilaterais de modo a realizar a esperança e cumprir as aspirações dos nossos dois povos irmãos”, realça o presidente egípcio.
O Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolas Maduro Moros, diz na sua missiva que em nome do Governo e no seu próprio, tem o prazer de expressar as mais sinceras palavras de parabéns pela reeleição do Presidente Nyusi para a mais Alta Magistratura de Moçambique, no passado dia 15 de Outubro.
“Excelência, perante esta contundente vitória que lhe concedeu o povo moçambicano, do Rovuma ao Maputo, forjada por seu nobre e incansável empenho em alcançar a estabilidade e a paz definitiva da sua pátria, quero desejar o maior sucesso para enfrentar os desafios que surgem neste novo período”, lê-se na mensagem do presidente Nicolas Maduro.
O estadista venezuelano refere ainda que os laços culturais políticos e históricos que unem a Venezuela e a heróica pátria moçambicana chama as duas Nações para trabalharem juntas na promoção da soberania dos povos e o equilíbrio entre as Nações.
“Nesse sentido, nos guia a frase expressa pelo nosso Comandante eterno Hugo Chavez, na Carta que enviou para a III Cúpula América do Sul – África (ASA), realizada em Fevereiro de 2013: “Ante a ameaça extrarregional de impedir o avanço e aprofundamento da nossa cooperação Sul-Sul, união, união, união, deve ser o nosso maior lema” – sublinha o Presidente Nicolas Maduro Moros, tendo, igualmente reiterado o interesse de elevar o relacionamento entre Venezuela e Moçambique, a fim de forjar uma agenda abrangente de cooperação bilateral, no intuito de avançar na consolidação de um mundo pluripolar e multicêntrico mais justo e equitativo.
Por seu turno, o Presidente e o Vice-Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega Saavendra e Rosario Murillo, respectivamente, numa mensagem conjunta, referem que com fraternal carinho, saúdam a vitória eleitoral do Presidente Nyusi, que revalida o seu mandato.
“Em nome das famílias nicaraguenses, felicitamos e desejamos a si senhor Presidente, o melhor para o seu querido país e para sua gestão como governante e que estamos seguros que continuará afiançando a paz e bem-estar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *