Presidente do BNI de Moçambique diagnosticado positivo para novo coronavírus

O presidente do Banco Nacional de Investimentos, BNI, Tomás Matola, foi diagnosticado positivo para a COVID-19, após uma missão de trabalho pelo país, anunciou a entidade moçambicana em comunicado.
Segundo o documento, Tomás Matola testou positivo após efetuar várias visitas a províncias do país para promover as linhas de financiamento disponibilizadas pelo Governo, através do BNI, para pequenas e médias empresas face aos impactos da COVID-19.
“O presidente encontra-se sob cuidados médicos na sua residência, onde observa total isolamento”, acrescenta a nota, que avança ainda que o resultado positivo do teste foi obtido na manhã de ontem.
Em junho, o BNI anunciou a operacionalização de uma linha de financiamento de 600 milhões de meticais para micro, pequenas e médias empresas enfrentarem o impacto da COVID-19.
O fundo foi anunciado em maio pelo Governo moçambicano, no âmbito das medidas económicas visando a mitigação dos efeitos do novo coronavírus.
Moçambique, que está no segundo estado de emergência, viveu com restrições nos últimos cinco meses, após um primeiro, decretado em 01 de abril e que teve três prorrogações.
Desde o anúncio do primeiro caso, em 22 de março, o país registou um total de 4.207 casos, 26 óbitos e 2.370 pessoas são dadas como recuperadas, segundo as últimas atualizações.
A pandemia de COVID-19 já provocou pelo menos 863.679 mortos e infetou mais de 26 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.