Detectados casos de COVID-19 em instituto de formação em Manica

Os dois formandos que testaram positivo para a Covid-19 são provenientes das províncias de Sofala e Nampula e neste momento estão a cumprir o isolamento num dos compartimentos do Instituto de Formação de Professores (IFP).
Entretanto, aguardam-se os resultados de outras 49 amostras enviadas para laboratórios de referência da região.
As aulas estão suspensas durante um período de 14 dias, numa primeira fase, enquanto decorre a monitoria de outros formandos para que não haja focos de contaminação no recinto de formação de professores.
Aquando da entrada dos estudantes na primeira fase de retoma das aulas, a 18 de Agosto, os formandos foram rastreados e nas amostras enviadas para laboratório foram detetados dois casos positivos, revelou a directora dos Serviços Provinciais dos Assuntos Sociais, Esperança Tavede.
A primeira medida foi uma reunião com o corpo directivo do IFP. “E de seguida a equipa seguiu o protocolo em casos de se registar casos positivos, que foi o isolamento dos dois estudantes e colheita de amostras dos contactos”, explica Esperança Tavede.
Segundo a responsável pelos Assuntos Sociais, com os casos positivos diagnosticados no IFP, as medidas de prevenção foram reforçadas, como por exemplo a desinfecção de todos os apartamentos, refeitórios, salas, gabinetes e recinto, para além da monitoria dos formandos internos.