fbpx

Lançada semana do Dia Internacional da Alfabetização

Lançada semana do Dia Internacional da Alfabetização

 Foi lançada, esta terça-feira, a semana comemorativa do Dia Internacional de  Alfabetização, cujo ponto mais alto será no dia 8 de Setembro.

Manica:

Em Manica os índices de analfabetismo, reduziram nos últimos cinco anos, de trinta e quatro ponto três, para trinta e um ponto dois por cento, mercê dos programas de alfabetização, implementados pelo governo e parceiros da educação.

Para o presente ano lectivo, a província de Manica previa inscrever pouco mais de catorze mil alfabetizandos, tendo conseguido inscrever cerca de doze mil adultos o equivalente a oitenta e sete porcento do plano.

Os alfabetizandos serão distribuídos em quatrocentos e cinquenta e cinco turmas e assistidos por quinhentos e setenta alfabetizadores voluntários e educadores de adultos.

Estes dados foram avançados, esta terça-feira, pela governadora de Manica, na cerimónia de lançamento da Semana da Alfabetização, que teve lugar na localidade de Munhinga, distrito de Sussundenga.

Francisca Tomas disse ser prioridade do seu executivo, continuar alfabetizar os jovens e adultos que na idade igual ou superior a quinze anos, ainda não sabem ler, escrever e calcular em nenhuma das línguas. (RM)

Sofala:

Cresce a adesão da população aos programas de alfabetização na província de Sofala.

Como resultado disso, a taxa de analfabetismo na província reduziu de 43.6% para 34.8% entre 2014 e 2017.

Presentemente,  o número de pessoas que frequentam as aulas de alfabetização neste ponto do país estima-se em cinquenta e quatro mil, na sua maioria mulheres.

Os dados foram divulgados esta terça-feira, no distrito de Nhamatanda, pelo director provincial de Educação em Sofala, Tomás Viajeiro, no lançamento da semana comemorativa do Dia Internacional de  Alfabetização cujo ponto mais alto será no dia 8 de Setembro. (RM)

Tete

Alfabetizadores da província de Tete pedem ao governo para continuar com a construção de infra-estruturas escolares, nos diversos centros de alfabetização na Província.

Na sua mensagem por ocasião do lançamento da semana internacional de alfabetização, em Doa, estes pediram igualmente o aumento de subsídio atribuído aos alfabetizadores.

Por seu turno, o governador de Tete, Domingos Viola, disse que o governo constitui a aposta na construção de infra-estruturas sociais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *