fbpx

Moçambique entra hoje na segunda fase do alívio das restrições impostas pela pandemia

Moçambique entra hoje na segunda fase do alívio das restrições impostas pela pandemia

Moçambique entra hoje na segunda fase da retoma das actividades sociais e económicas que estavam suspensas, no âmbito do segundo estado de emergência face à covid-19 em vigor desde 08 de Agosto.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou no dia 05 de agosto que a partir do dia 01 de setembro voltavam a entrar em funcionamento cinemas, teatros, casinos, ginásios e escolas de condução, entre outras actividades consideradas de médio risco de infeção pelo novo coronavírus.

A fase três de retoma das atividades económicas vai começar a 01 de outubro e abrange o início das aulas da 12.ª classe, último ano do ensino secundário em Moçambique, afirmou Filipe Nyusi.

“Quanto ao ensino pré-escolar, primário e secundário geral, a sua retoma está dependente da verificação das condições que forem impostas pelas autoridades sanitárias e os organismos de inspecção, claramente obedecendo à tendência da pandemia no nosso país”, declarou o chefe de Estado, acrescentando que a mesma condição se aplica às modalidades desportivas colectivas.

Os estabelecimentos de venda de bebidas alcoólicas permanecerão encerrados até que se confirme as condições adequadas para o seu funcionamento, frisou Filipe Nyusi.

O chefe de Estado indicou também que será “agilizada” a retoma dos voos internacionais, desde que respeitem as medidas de prevenção, acrescentando que detalhes sobre este sector serão anunciados.

A primeira fase do alívio das restrições impostas no âmbito do combate à covid-19 começou no dia 18 de Agosto, com o reinício das aulas no ensino superior e técnico, nas academias das Forças de Defesa e Segurança e nas instituições de formação de professores e de pessoal de saúde.

A primeira fase abriu ainda espaço para cultos religiosos, mas o número de participantes não deve exceder 50, enquanto que nas cerimónias fúnebres o número de pessoas permitidas passou de 10 para 50.

“Consideramos que esta opção é aquela que melhor serve os interesses do nosso povo e só assim poderemos assegurar o necessário equilíbrio entre as medidas restritivas e o relançamento gradual da actividade económica”, disse Filipe Nyusi, na altura.

Moçambique viveu com restrições nos últimos cinco meses, após um primeiro estado de emergência que começou a 01 de abril e teve três prorrogações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *