fbpx

Celebração do 59º Aniversário da Biblioteca Nacional de Moçambique

Celebração do 59º Aniversário da Biblioteca Nacional de Moçambique

Tem lugar hoje, a celebração do 59º Aniversário, da Biblioteca Nacional de Moçambique, BNM, instituição criada pelo diploma legislativo número  2116 de 28 de Agosto de 1961.

A BNM é uma instituição pública cultural, de investigação, de conservação e preservação do património bibliográfico nacional, tutelada pelo Ministério da Cultura.

Na celebração do seu 59o ano de existência, a BNM, depara-se com muitos desafios, de entre eles, a digitalização do seu acervo para assegurar uma mais rápida e vasta difusão, a actualização do cadastro das Bibliotecas Públicas, a produção e divulgação da bibliografia nacional corrente.

A BNM exerce igualmente a função de Sede do Depósito Legal, cabendo-lhe realizar o registo do Depósito Legal do património documental produzido em Moçambique. O Regime Jurídico do Depósito Legal estabelece os princípios para a recolha, conservação e preservação do património bibliográfico de Moçambique ou com chancela do produtor nacional.

A BNM conta actualmente com cerca de 39.764 obras, das quais 30.103 pertencem a colecção geral, 6.960 a moçambicana e 2.701 a preservação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *