fbpx

Recomeçou o Julgamento de ex-presidente sudanês al-Bashir

Recomeçou o Julgamento de ex-presidente sudanês al-Bashir

 A segunda audiência do julgamento do ex-presidente sudanês Omar al-Bashir e de outros 27 acusados de tomarem o poder num golpe de Estado em 1989 será retomado hoje, terça-feira, disse um dos advogados.

O julgamento tinha sido suspenso a 10 de Agosto devido a um pedido da defesa e a primeira audiência durou apenas uma hora, porque a sala não podia acomodar os 191 advogados de defesa.

Os 28 arguidos estão a ser responsabilizados pelo golpe de Estado que levou Omar al-Bashir ao poder em 1989, um julgamento inédito no mundo árabe.

“Os arguidos na prisão foram informados de que o julgamento será retomado na terça-feira”, afirmou hoje Hashem al-Gali, advogado de Omar al-Bashir, à agência de notícias francesa AFP.

O tribunal de recurso tinha rejeitado o pedido dos advogados de defesa de libertação de três arguidos sob fiança e o julgamento tinha sido suspenso enquanto se aguardava por esta decisão.

Os arguidos eram três líderes do Partido do Congresso Popular do islamista Hassan al-Turabi, que morreu em 2016. Este partido foi fundado em 1999, na sequência de diferenças entre Tourabi e Bashir.

Omar al-Bashir foi afastado do poder em 2019, após meses de revolta popular no país.

O Presidente deposto do Sudão, Omar al-Bashir, já se tinha apresentado a 21 de Julho ao tribunal, mas o julgamento foi suspenso até 10 de Agosto, logo após a abertura do processo em que o ex-chefe de Estado é acusado de conspiração no golpe de 1989.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *