Aeroportos de Moçambique supera metas traçadas para 2019

A empresa Aeroportos de Moçambique ultrapassou as metas traçadas para o transporte de passageiros e carga em 2019, segundo informações dadas a conhecer , esta segunda-feira, pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai.
De acordo com Abdulai, que falava a margem da Reunião do Balanço das Actividades do exercício económico de 2019, na componente do movimento de passageiros a empresa cumpriu a meta estabelecida para 2019, ao registar um movimento de tráfego de cerca de 2,2 milhões de passageiros, o correspondente a 100.5%, perfazendo um crescimento de 13.7%, quando comparado com os indicadores de 2018.
Em termos de manuseamento de carga, a empresa superou a meta programada, ao registar um tráfego de cerca de 16,9 mil toneladas, o correspondente a mais de 111% do planificado, comparado a igual período de 2018, em que o tráfego de carga aérea no país cresceu cerca de 20%.
Segundo o dirigente, para os Aeroportos de Moçambique, o Impacto da COVID -19 é devastador, uma vez que a empresa viu todas as suas fontes de receitas profundamente afectadas, desde as taxas de sobrevoo, aterragem e outras receitas não aeronáuticas, resultantes da actividade económica que se desenvolvia nos aeroportos, reportando-se prejuízos de cerca de USD 22 milhões, como impacto directo da pandemia do COVID -19.
Contrariamente ao cenário registado nas receitas, as despesas e demais compromissos da empresa continuam inadiáveis, uma vez que esta deve manter todos os serviços operacionais para responder a retoma paulatina da economia que se projecta para os próximos tempos.