Desempenho do 1º Semestre: produção estatística atingiu 82% no primeiro semestre de 2019

Desempenho do 1º Semestre: produção estatística atingiu 82% no primeiro semestre de 2019

As instituições que integram o Sistema Estatístico Nacional (SEN) moçambicano, produziram e puseram à disposição dos utilizadores ao longo do I semestre do presente ano, um total de 313 publicações, o que representa 82.6% de um total de 379 publicações de estatísticas correntes, listadas na programação respeitante àquele período. A informação consta do Relatório-balanço relativo àquele período, a ser apresentado na 10ª Reunião Nacional de Planificação, que decorre de 27 a 28 de Agosto corrente na Vila de Gondola, Província de Manica. Participam no encontro, representantes dos organismos membros do SEN, designadamente o INE, que é o Reitor do Sistema, os ministérios da Agricultura e Segurança Alimentar, Educação e Desenvolvimento Humano, Saúde, Trabalho, Emprego e Segurança Social, Mar, Águas Interiores e Pescas, Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Economia e Finanças e das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos e o Banco de Moçambique. Entre outros objectivos, a reunião irá avaliar os níveis de realização das Actividades do SEN relativas ao I semestre.
A agenda do evento contempla uma abordagem exaustiva das principais linhas da proposta do Plano Estratégico do SEN para quinquénio 2020-24, do Plano Anual de Actividades e Orçamento para 2020, do Quadro Nacional de Indicadores dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como o ponto de situação da preparação das próximas grandes operações Estatísticas.
Serão igualmente apresentadas no evento, informações sobre o Sistema de Informação de Custos de Construção – matéria a ser apresentada pelo Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, os estágios do processamento e disseminação dos Resultados Definitivos do IV Censo da População e Habitação 2017 e da reactivação do processo de produção das Estatísticas Territoriais, o inventário do Património do INE e a importância do Desporto no Trabalho. A agenda do evento inclui ainda a inauguração do sistema de Videoconferência da DPINE Manica e a Assinatura do Memorando de Entendimento entre o INE e Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze
Ainda sobre a produção estatística, o relatório-balanço os primeiros seis meses de 2019, refere que das 379 publicações planificadas para o período em referência, 200 foram produzidas dentro dos prazos previstos no calendário de publicações, o que representa 52.8%. Trata-se de um desempenho que demonstra um crescimento em termos de cumprimento da pontualidade, comparativamente ao período homólogo de 2018, cuja pontualidade foi de apenas 36.9%. Além das estatísticas correntes, o SEN concentrou as suas atenções na produção de publicações estatísticas decorrentes do IV Censo Geral da População e Habitação 2017.
Outro dos factores a destacar, no relatório, diz respeito aos esforços dos organismos integrantes do SEN, visando melhorar a qualidade dos processos e dos produtos estatísticos produzidos e postos à disposição dos utilizadores. Neste contexto, é de sublinhar a realização, pelo INE, durante o primeiro semestre, de várias acções centradas na formação teórica e prática, sobre vários conceitos e procedimentos ligados ao processo recolha de dados e de gestão do Ficheiro de Unidades Estatísticas (FUE).
Ainda neste quadro dos processos de produções estatísticas, há que destacar, segundo o documento, acções preparatórias do Inquérito aos Orçamentos Familiares, do Inquérito Integrado Agrário, a recolha de dados do Inquérito de Investigação Científica e Desenvolvimento Experimental, do Censo Agropecuário e de Pescas, a recolha de dados no quadro do Sistema de Vigilância de Eventos Vitais na Comunidade (COMSA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *