fbpx

SADC distante das preocupações do povo

SADC distante das preocupações do povo

Os moldes actuais em que funciona a SADC denunciam uma organização distante de atender preocupações do povo, bem como dos objectivos fundacionais, com destaque para a paz e segurança na região, considera o movimento Nova Democracia que reagia em relação à presidência do organismo que Moçambique passa a assumir.

O comprometimento com a democracia e os direitos humanos deixou de merecer devida atenção ao nível do bloco quanto ao apoio mútuo efectivo em questões de paz e segurança, o que mina uma relação construtiva com a sociedade civil dos Estados membros, anota Nova Democracia, em comunicado enviado a nossa redacção.

“O facto da população da África Austral não estar familiarizada com a SADC e seus actos só fundamenta de forma inequívoca a imagem impopular do organismo que, vezes bastantes, varia entre o silêncio e a apatia nas questões cadentes da região”, avalia o movimento para a democracia, ao mesmo tempo que conclui que esta deficiência resulta na insegurança dos cidadãos face ao terrorismo competitivo, recorrendo-se em primeira instância aos mercenários.

De acordo com a ND, a integração regional só é possível com políticas públicas comunitárias, onde os cidadãos, mulheres e homens, actores económicos e os parceiros têm domínio do carácter concreto da SADC para que se possa sair do ciclo vicioso da política da avestruz.

“A Nova Democracia defende que a integração regional permitirá remover os obstáculos conjunturais da exiguidade dos mercados nacionais, da pobreza e das desigualdades, permitindo aos produtores realizar economias de escala, beneficiando mais as infra-estruturas.

Mais ainda, o movimento defende que uma integração efectiva da região resultaria uma nova abordagem na harmonização de tarifas e na reforma do quadro legal regulador nos sectores estruturantes.

“Trata-se de situar a integração regional a nível dos cidadãos da comunidade e não dos governantes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *