fbpx

Jornalistas desportivos querem mais acesso à informação e valorização da classe

Jornalistas desportivos querem mais acesso à informação e valorização da classe

Valorização dos jornalistas desportivos, acesso à informação, gabinetes de informação inseridos nas federações e clubes, regulação do mercado de transferências, usar as universidades para melhor compreenderem o desporto nacional, entre outros aspectos, deram o mote para o debate de reflexão entre profissionais da comunicação social e a Secretaria de Estado do Desporto sobre a revisão da Lei do Desporto e respectivo regulamento.

O debate ultrapassou a mera discussão da revisão da Lei do Desporto e abarcou outras preocupações que os jornalistas têm perante o papel que o Estado exerce para valorizar o jornalista desportivo.

O Presidente da Associação Moçambicana de Imprensa Desportiva (AMID), Adão Matimbe, destaca que na revisão da Lei base de Desporto tem de se ter em conta a salvaguarda de um direito constitucional que é o acesso à informação.

“Por causa da sonegação da informação, é importante que nos instrumentos coloquem em primeiro lugar esta questão de salvaguarda do Direito à Informação. Os clubes, as federações nacionais, o movimento desportivo nacional deve ter um Departamento de Comunicação” disse o representante dos jornalistas desportivos.

(Leia mais na edicao nr.920 do JZambeze)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *