fbpx

Standard Bank promove #Ideate Bootcamp

Standard Bank promove #Ideate Bootcamp

 De 10 a 14 de Agosto, cerca de 50 PME participaram de um programa de imersão empresarial, promovido pelo Standard Bank, através da sua incubadora, em parceria com a Eni Rovuma Basin, no âmbito da promoção de ligações comerciais e de oportunidades para PMEs.

Denominada #Ideate Bootcamp, a iniciativa teve como objectivo apoiar as PME moçambicanas na validação dos seus modelos de negócio, de forma a garantir a sua sustentabilidade e escalabilidade.

Durante a formação, realizada de forma virtual, os participantes, de todas as províncias do País, obtiveram ferramentas que lhes irão permitir redesenhar, avaliar, melhorar e comunicar os seus modelos de negócio.

O administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, explicou que a iniciativa visa, acima de tudo, apoiar e fazer crescer as PME, de modo a contribuírem no crescimento da economia do País, prestando serviços ou fornecendo produtos às grandes empresas, como as multinacionais envolvidas nos projectos de Gás Natural Liquefeito (GNL), na província de Cabo Delgado.

Entendemos, como Standard Bank, que para termos um crescimento económico sustentável e inclusivo, é necessário incluir as PME e os empreendedores locais neste ecossistema. Moçambique oferece inúmeras oportunidades, particularmente no sector de Petróleo e Gás, mas não só, onde estas empresas podem dar o seu contributo, devendo, para tal, estarem preparadas, qualificadas e com capacidade, disse Chuma Nwokocha.

Por seu turno, o director geral da Eni Rovuma Basin, Roberto Dall´Omo, referiu-se à importância das PME na promoção do crescimento económico do País, na criação de postos de trabalho, na geração de renda e na melhoria da vida das populações.

As PME podem, a longo prazo, contribuir para alavancar a economia, ajudando-a a alcançar níveis de crescimento económico sustentável sem precedentes. Por isso, decidimos investir na sua promoção, capacitação e desenvolvimento por serem um pilar importante na nossa Estratégia de Desenvolvimento de Conteúdo Localsublinhou Roberto Dall´Omo.

De acordo com Tatiana Pereira, da ideiaLab, parceiro implementador desta iniciativa, a presente edição do programa virtual de imersão empresarial, foi uma óptima oportunidade para promover ligações entre as diferentes PME do país, e dar mais oportunidades às que não se encontram na capital, Maputo.

Para os participantes, a iniciativa superou as suas expectativas, tendo em conta os conteúdos e as ferramentas adquiridas durante os cinco dias da formação. “Foi um privilégio participar neste programa. A experiência foi boa, e o que nos resta, como beneficiários, é pegar nas ferramentas, adequá-las ao nosso negócio e implementá-las para podermos conquistar o mercado”, considerou Rogério Cutane, representante da firma NEMALA, Lda., que actua na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, na província de Maputo.

Importa realçar que o #Ideate Bootcamp faz parte do Plano de Conteúdo Local do Projecto Coral Sul e resulta de um memorando de entendimento firmado entre a Eni Rovuma Basin e o Standard Bank, em 2018. O Projecto Coral Sul é operado pela Eni Rovuma Basin em nome dos Parceiros da Área 4, nomeadamente Mozambique Rovuma Venture S.p.A. (MRV, uma joint venture incorporada pela Eni, ExxonMobil e CNPC), Galp, KOGAS e Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P.

Para esta edição, foram seleccionadas empresas ligadas às áreas de agricultura, energias renováveis, lavandaria, fabrico de móveis, transporte de mercadorias, logística, armazenagem, transporte de pessoas, mecânica, construção civil, construção de estradas, alimentação, recrutamento, gestão de resíduos sólidos e saúde e segurança no trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *