Moçambique assume presidência da SADC

Moçambique assume hoje a presidência em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) na cimeira anual da organização, que este ano decorre em formato virtual por causa da pandemia da covid-19.
“Esta cimeira coincide com as comemorações do 40.º aniversário da fundação da nossa organização regional, e ocorre num contexto e circunstâncias em que os nossos países precisam de redobrar os esforços com vista à implementação da Estratégia e Roteiro de Industrialização, o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as metas definidas na Agenda 2063 da União Africana”, referiu o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, numa mensagem sobre a cimeira distribuída na última semana.
As reuniões técnicas arrancaram na última segunda-feira, com o encontro do Comité Permanente de Altos Funcionários da SADC e encerraram na sexta-feira, com a cimeira da ‘troika’ que gere a organização.
A actual ‘troika’ da SADC é constituída por John Magufuli, Presidente da Tanzânia, como actual presidente em exercício da SADC, pelo seu antecessor, Hage G. Geingob, chefe de Estado da Namíbia, e por Filipe Nyusi, na qualidade de novo presidente da comunidade regional.
Moçambique acolheu pela última vez uma cimeira da SADC em 2012, sob a presidência do antigo chefe de Estado Armando Guebuza.
As cerimónias de abertura e encerramento da cimeira serão transmitidas em directo pela Televisão de Moçambique (TVM).
A SADC é uma organização integrada por 16 Estados-membros e foi estabelecida em 1980, como Conferência de Coordenação do Desenvolvimento da África Austral (SADCC) e, mais tarde, em Agosto de 1992, transformada em Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).