fbpx

Moçambique assume presidência da SADC

Moçambique assume presidência da SADC

Moçambique assume hoje a presidência em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) na cimeira anual da organização, que este ano decorre em formato virtual por causa da pandemia da covid-19.

“Esta cimeira coincide com as comemorações do 40.º aniversário da fundação da nossa organização regional, e ocorre num contexto e circunstâncias em que os nossos países precisam de redobrar os esforços com vista à implementação da Estratégia e Roteiro de Industrialização, o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as metas definidas na Agenda 2063 da União Africana”, referiu o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, numa mensagem sobre a cimeira distribuída na última semana.

As reuniões técnicas arrancaram na última segunda-feira, com o encontro do Comité Permanente de Altos Funcionários da SADC e encerraram na sexta-feira, com a cimeira da ‘troika’ que gere a organização.

A actual ‘troika’ da SADC é constituída por John Magufuli, Presidente da Tanzânia, como actual presidente em exercício da SADC, pelo seu antecessor, Hage G. Geingob, chefe de Estado da Namíbia, e por Filipe Nyusi, na qualidade de novo presidente da comunidade regional.

Moçambique acolheu pela última vez uma cimeira da SADC em 2012, sob a presidência do antigo chefe de Estado Armando Guebuza.

As cerimónias de abertura e encerramento da cimeira serão transmitidas em directo pela Televisão de Moçambique (TVM).

A SADC é uma organização integrada por 16 Estados-membros e foi estabelecida em 1980, como Conferência de Coordenação do Desenvolvimento da África Austral (SADCC) e, mais tarde, em Agosto de 1992, transformada em Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *