fbpx

Garante Nyusi ao chefe do Banco Mundial Insurgência em Cabo Delgado não tem motivos

Garante Nyusi ao chefe do Banco Mundial Insurgência em Cabo Delgado não tem motivos

O presidente da República, Filipe Nyusi, garante que os terroristas que desde 2017 desgraçam vidas das populações e colocam em causa o funcionamento das instituições públicas e privadas, na província de Cabo Delgado, não têm nenhuma motivação. Filipe Nyusi, falando em encontro virtual com o Presidente do Banco Mundial, David Malpass, garantiu que os empreendimentos de gás, detidos pela Total, estão fora do raio dos malfeitores.

Estima-se que, neste momento, mais de 60 mil pessoas são tidas como deslocadas por insegurança que parte dos distritos da província de Cabo Delgado. A falta de informação oficial aliada às medidas extremas que inviabiliza a entrada de equipas humanitárias ou jornalistas torna impossível assacar a verdadeira radiografia do que acontece em Cabo Delgado.

Estudos feitos até aqui por investigadores nacionais e internacionais apontam que a pobreza, a falta de uma administração pública eficaz são uma das causas que levam vários jovens a alinharem no terrorismo.

Aliás, recentemente, os Estados Unidos da América apontaram o tráfico de droga na região como um dos factores que alimenta o terror em Moçambique. Esta posição é também corroborada por Lionel Dick, chefe da equipa de mercenários que lutam ao lado das Forças de Defesa de Moçambique (FDS) contra o terrorismo.

Entretanto, o Presidente Filipe Nyusi diz haver evidências de que estrangeiros estão a treinar os insurgentes que aterrorizam a província de Cabo Delgado, mas garante que o projecto de exploração de gás natural em Palma não está ameaçado.

“Temos sinais de envolvimento, nesta ameaça terrorista, de estrangeiros que estão a recrutar e a treinar os jovens locais, e que também devem estar a equipá-los, porque nós não sabemos como é que eles conseguem equipamento”, afirmou Filipe Nyusi.

(Leia mais na ed.917 do JZambeze)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *