COVID-19: Inicia testagem rápida em Nampula

COVID-19: Inicia testagem rápida em Nampula

O Ministério da Saúde vai submeter, a partir de hoje, terça-feira, oito mil pessoas a testes sero-epidemiológicos rápidos para a COVID-19 na cidade de Nampula, para apurar a exposição ao novo coronavírus e travar a transmissão comunitária.

O diretor-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique, Eduardo Samo Gudo, disse, em entrevista à Rádio Moçambique (RM), que o teste sero-epidemiológico de COVID-19 não detecta a presença do coronavírus, mas apenas a existência de anticorpos que mostram que a pessoa esteve exposta ao vírus.

“O inquérito sero-epidemiológico é diferente, não serve para dizer se o indivíduo tem ou não a infecção naquele momento, serve para dizer que o indivíduo foi exposto recentemente a este vírus”, explicou Eduardo Gudo.

O resultado é revelado em 15 minutos, ao contrário do teste para a detecção do novo coronavírus, cujo resultado é conhecido em dois dias, acrescentou.

A escolha da cidade de Nampula, explicou, deve-se ao facto de ser o primeiro local a registar transmissão comunitária em Moçambique e com uma propagação acelerada de casos de COVID-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *