fbpx

“Mambas deviam adoptar nome de embaixadores” António Marques

“Mambas deviam adoptar nome de embaixadores” António Marques

Vinte e cinco anos depois da atribuição do nome de guerra à Selecção Nacional de Futebol de Moçambique, a federação da modalidade decidiu promover uma consulta pública para a aprovação ou não do cognome “Mambas”, o que está a merecer bastante atenção do país futebolístico.
A direcção da federação defende que os moçambicanos gozam do direito de expressar suas posições na escolha pela manutenção ou alteração do nome de guerra da selecção.
Segundo o critério escolhido para o sim ou não é através de SMS. No caso de vencer o sim à mudança, próximo ano, após o CAN2021, serão submetidas propostas dos nomes a atribuir à Selecção Nacional. Se o não à mudança vencer, a conversa termina imediatamente.
O motivo para a mudança do nome não foi suficientemente esclarecedor, mas quer o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat, quer o secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, alegaram razões comerciais para o sucesso da marca.
E tem sido nesta ordem de ideia, que o nosso jornal tem procurado ouvir vários intervenientes ligados ao desporto para colher opiniões sobre a mudança de nome da seleção moçambicana de futebol.
Foi com este propósito que aproximamos António Marques, um dos nomes incontornáveis do no desporto nacional, antigo presidente do ATCM, homem que dirigiu por mais de duas décadas o ATCM e por sua própria iniciativa decidiu deixar a presidência daquele organismo.
António Marque, faz parte das pessoas que vem com bons olhos a mudança de nome de “Mambas”, para um outro nome desde que seja de consenso de todos os moçambicanos. Ao nosso jornal Marque disse ser sua opinião que os Mambas pudessem adoptar o nome de ‘embaixadores’ porque segundo ele “o nome embaixadores representa a todos nos”.
A consulta pública é promovida pelo actual elenco da Federação Moçambicana de Futebol, dirigida por Feizal Sidat, com o objectivo de colher opinião sobre a mudança do nome de “guerra” da selecção nacional.
O Secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, está a favor da consulta pública sobre a alteração do nome da selecção nacional de futebol, e afirma que a iniciativa permite que cada cidadão moçambicano possa expressar opinião.
A mudança de nome dos Mambas é uma hipótese que para já, não reúne consenso por parte dos amantes do futebol nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *