Kulungwana: Exposição virtual do Projecto Kurika “O passado e o futuro”

Inaugura-se a 4 de Junho de 2020, às 18:00h, a exposição virtual do Projecto “Kurika|Passado” e a 9 de Junho de 2020, à mesma hora, a do Projecto “Kurika|Futuro”. O Projecto Kurika “O Passado e o Futuro” é uma homenagem a Manuel e João Machado da Graça, editores das primeiras duas séries da conhecida revista de banda desenhada “KURIKA” e pretende resgatar a Banda Desenhada, uma modalidade artística que outrora já teve um grande sucesso em Moçambique.
O projecto é composto por duas partes, uma primeira que retrata o “Kurika Passado” e a segunda que abre caminho para o “Kurika Futuro”.
A exposição virtual denominada “KURIKA|PASSADO”, onde serão mostradas as duas séries anteriores da revista KURIKA abre nas redes sociais no dia 4 de Junho.
A história da revista Kurika (nome de um leão existente no Jardim Zoológico de Maputo), de Banda Desenhada para jovens, mistura-se com a história de Moçambique e tem início em 1952, ainda na colonial Lourenço Marques, sendo Manuel Machado da Graça, farmacêutico, o director.
A Revista tinha formato tabloide, normalmente a duas cores, incluíndo essencialmente os heróis americanos como O Fantasma, Tim Tiler ou Roy Rogers.
O seu sucesso não foi além da publicação nº 9.
Vinte anos mais tarde, o seu filho João Machado da Graça seguia os interesses do pai. Grande fã e colecionador de BD, o jornalista foi também editor e autor de várias obras de Banda Desenhada, tanto em Portugal (um dos fundadores da Revista Visão nos anos 70), como em Moçambique.
Em 1987 iniciou como Director, a publicação da 2ª série do Kurika, propriedade do Jornal Notícias. De início semanal, 16 págs, impresso em papel de jornal, formato A4 e capa a 2 cores, com histórias em continuação, passou a partir do 2º ano para a versão mensal, 64 págs, e com histórias completas. Manteve-se com esse formato até ao seu desaparecimento em 1992.
Muitas das obras publicadas no Kurika eram estrangeiras, mas várias nacionais foram também dadas a conhecer ao público.
A Associação KULUNGWANA lançou a 18 de Maio uma chamada a propostas de banda desenhada, intitulada “Projecto KURIKA|FUTURO”.
Os artistas interessados em participarem deste concurso, para serem avaliados por um júri, tinham que apresentar duas páginas, formato A4, em suporte digital, a duas cores e com a definição de 300px|cm. O tema era: O Futuro.
Os trabalhos dos artistas que concorreram vão estar agora patentes numa exposição virtual a ser inaugurada a 9 de Junho. Os três (3) melhores trabalhos, distinguidos pelo júri, seleccionado pela KULUNGWANA, a serem premiados serão anunciados no dia 9 de Junho.
Assim, a Kulungwana dedica o próximo espaço expositivo virtual, a contribuir para resgatar a Revista KURIKA e a Banda Desenhada moçambicana do esquecimento, abrindo um espaço para dar a conhecer novos talentos nesta área.