Celebra-se hoje 22 de Maio dia Mundial da Diversidade Biológica

Celebra-se hoje 22 de Maio dia Mundial da Diversidade Biológica

Celebra-se esta sexta-feira, 22 de Maio de 2020, o dia Mundial da Diversidade Biológica sob o lema: “As nossas soluções estão na natureza”. Este dia visa alertar à humanidade para a necessidade e a importância de conservar a diversidade biológica para a nossa existência como espécie.
O recurso aos serviços ecossistémicos como o ar, a água, a produção de alimentos, os materiais para construção, diversas matérias-primas e os espaços para lazer e satisfação de um conjunto de necessidades humanas básicas assenta no uso sustentável desta mesma natureza que, por isso, tem uma importante contribuição para o alcance do bem-estar humano e do planeta em relação às mudanças climáticas.
Esta data celebra-se numa altura em que à escala mundial a humanidade está sob ameaça da pandemia do COVID-19, por um lado e por outro, diversas espécies de flora e fauna estão à beira de extinção, devido ao aquecimento global, comércio ilegal, utilização demasiada e perda dos seus habitats naturais.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), as doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que os habitats selvagens são destruídos pela actividade humana.
“Os seres humanos e a natureza fazem parte de um sistema inter-conectado. A natureza fornece comida, remédios, água, ar e muitos outros benefícios que permitem às pessoas a prosperar” – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
“Cortamos as árvores, matamos os animais ou colocamo-los em gaiolas e enviamo-los aos mercados. Rompemos os ecossistemas e liberamos os vírus dos seus hospedeiros naturais. Quando isso acontece, eles precisam de novos hospedeiros. Muitas vezes, somos nós.”, escreveu recentemente David Quammen, autor da obra Spillover: “Infecções animais e a próxima pandemia”.
O Ministério da Terra e Ambiente (MTA) tem como desafios da conservação da diversidade biológica no país: a) Tratar das causas fundamentais de perda de diversidade biológica fazendo com que preocupações com a biodiversidade permeiem o governo e a sociedade; b) Reduzir as pressões directas sobre a biodiversidade e promover o uso sustentável dos recursos; c) Melhorar a situação da biodiversidade protegendo os ecossistemas, espécies e diversidade genética; d) Aumentar os benefícios da biodiversidade e serviços ecossistémicos para todos; e) Aumentar a implementação por meio da planificação participativa, ordenamento do território, gestão do conhecimento e capacitação.
É neste contexto, que o Ministério da Terra e Ambiente tem planificado várias iniciativas ambientais para que todos nós percebamos que as nossas soluções estão na natureza, da qual também somos parte indissociável.
A titulo de exemplo, o MTA iniciou este ano 2020, o desenvolvimento e montagem de painéis metálicos (outdoor) com mensagens sobre a diversidade biológica, cujo objectivo fundamental é garantir que as pessoas tenham conhecimentos do valor da biodiversidade e das medidas que poderão tomar para conservar e utilizar de forma sustentável, bem como tenham conhecimento e por via disso passem a valorizar o património natural do país.
Diante da pandemia do COVID-19, muitos tipos de resíduos perigosos estão sendo gerados como máscaras, luvas, entre outros. Aproveitamos estas celebrações do Dia Mundial da Diversidade Biológica para apelar a toda a população para que faça uma gestão segura de resíduos sólidos e perigosos, incluindo o lixo doméstico.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente esta gestão inadequada desses resíduos pode causar efeitos imprevisíveis na saúde humana e no meio ambiente. Por isso, o manuseio seguro e o descarte final desses materiais são vitais para uma resposta de emergência eficaz.
O MTA solidariza-se com os profissionais de saúde que estão trabalhando de forma incansável para nos proteger da maior crise humanitária da nossa história. A nossa solidariedade estende-se àqueles que estão sofrendo com o impacto da pandemia global do COVID-19.
Estendemos também o nosso reconhecimento aos profissionais e parceiros da Diversidade Biológica que dia e noite trabalham para garantir uma boa gestão da Biodiversidade no país.
Para terminarmos, apelamos a toda população a obedecer ao Decreto do Estado de Emergência no âmbito do COVID-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *