No âmbito da celebração do dia Internacional dos Museus: CMM convida munícipes a refletir,o Museu, como espaço de lazer e busca de saber

No âmbito da celebração do dia Internacional dos Museus: CMM convida munícipes a refletir,o Museu, como espaço de lazer e busca de saber

No âmbito da implementação do Plano de Desenvolvimento Municipal de Maputo (PDM 2020-2023), o Conselho Municipal de Maputo prioriza a valorização do património cultural edificado.
Nesta segunda-feira, 18 de Maio corrente, assinala-se o Dia Internacional dos Museus, e este ano celebra-se sob o lema “ Museus para igualdade: Diversidade e Inclusão” e a edilidade continua comprometida em envidar esforços tendentes a protecção e transmissão as gerações mais jovens o legado histórico e cultural do passado.
Tendo em conta que vigoram as medidas de prevenção da propagação da COVID-19, que limita a concentração de pessoas, evitando aglomerados, o CMM, através do Pelouro da Cultura e Turismo apela aos munícipes uma celebração centrada na reflexão em torno do papel dos Museus na cidade de Maputo, como espaço de lazer e busca de saber, mesmo em casa, sendo que as reflexões serão partilhadas com recurso plataformas digitais e órgãos de comunicação Social.
Actualmente os Museus ainda são espaços pouco explorados em Moçambique, particularmente na cidade de Maputo, mesmo sendo meio importante de intercâmbio e enriquecimento cultural, desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre povos.
Contudo o lema “ Museus para igualdade: Diversidade e inclusão” visa fazer face aos desafios da inclusão e diversidade e a dificuldade de lidar com questões sociais complexas em ambientes cada vez mais polarizados, dado a reputação e importância dos Museus e Instituições Culturais na sociedade.
A data é celebrada em todo mundo, desde 1977, e no ano passado mais de 37 mil Museus, de um total de 157 países, participaram neste evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *