Categoria: Cultura

Carmelita Namashulua admite possibilidade de revisão do calendário escolar em caso de retoma de aulas

A Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano admite a possibilidade de revisão do calendário escolar em caso de retoma das aulas, com vista a recuperar o tempo perdido, devido à Covid-19. Carmelita Namashulua explicou que a par disso, o sector da educação vai igualmente, proceder a revisão dos conteúdos programáticos de ensino, para adoptar os…
Read more

COVID-19: “Em Moçambique indústrias culturais e criativas acumulam prejuízos incalculáveis” Júlio Sitoe

Face ao que se vive no mundo inteiro, Moçambique não sendo uma ilha, assistiu-se a tomada de várias medidas, para fazer face a propagação da pandemia do coronavírus, desde a quarentena obrigatória para viajantes, confinamento e até o lockdown para várias nações com maior destaque para China, Itália, Espanha e Reino Unido entre outros países,…
Read more

Kulungwana: Exposição virtual do Projecto Kurika “O passado e o futuro”

Inaugura-se a 4 de Junho de 2020, às 18:00h, a exposição virtual do Projecto “Kurika|Passado” e a 9 de Junho de 2020, à mesma hora, a do Projecto “Kurika|Futuro”. O Projecto Kurika “O Passado e o Futuro” é uma homenagem a Manuel e João Machado da Graça, editores das primeiras duas séries da conhecida revista…
Read more

MultiChoice e Fundação One Africa Global organizam Concerto COVID-19 Hope for Africa

Concerto beneficente será transmitido na DStv e GOtv para toda a África; O mesmo contará com actuações e aparições dos principais artistas africanos e personalidades a partir de suas casas; Fundo angariado para apoio aos profissionais de saúde de todo o continente. 27 de Maio de 2020: Como parte dos esforços no apoio à luta…
Read more

No âmbito da celebração do dia Internacional dos Museus: CMM convida munícipes a refletir,o Museu, como espaço de lazer e busca de saber

No âmbito da implementação do Plano de Desenvolvimento Municipal de Maputo (PDM 2020-2023), o Conselho Municipal de Maputo prioriza a valorização do património cultural edificado. Nesta segunda-feira, 18 de Maio corrente, assinala-se o Dia Internacional dos Museus, e este ano celebra-se sob o lema “ Museus para igualdade: Diversidade e Inclusão” e a edilidade continua…
Read more

Rádio Moçambique de luto: Morreu humorista Chagwatika Ndzero

Morreu, esta terça-feira (21/04) em Maputo, o músico e humorista, Chagwatika Ndzero, vítima de doença. Nelson Coutinho de Sousa ou simplesmente Chagawtika Ndzero, reformado, notabilizou-se pela sátira política social através o programa “O Riso não paga imposto”, factor que pesou para que em 1997 fosse contratado para integrar os quados da Rádio Moçambique. Antes de…
Read more

Bob Dylan lança primeiro tema original em oito anos com quase 17 minutos

O músico Bob Dylan lançou, na sexta-feira (27/03), um novo tema designado ‘Murder most foul’ [o assassinato mais repugnante, em português]. Tema que se debruça sobre a morte do antigo Presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. A música, com quase 17 minutos, foi divulgada em várias plataformas digitais, acompanhada da seguinte mensagem: «Saudações aos…
Read more

O filme da MTF, Promises é homenageado na 7ª edição dos AfricaMagic Viewers’Choice Awards

Uma vitória inédita para a turma inaugural da Academia da África Oriental da MultiChoiceTalentFactory Sentiu-se uma onda de emoção quando os alunos da MultiChoiceTalentFactory (MTF) subiram ao palco para receber o Prémio da MultiChoiceTalentFactory pelo filme Promises, um filme da Academia da África Oriental da MTF. O prémio foi anunciado na 7ª edição dos Africa…
Read more

Maputo acolhe lançamento da campanha “A Caça Furtiva Rouba de Todos Nós”

A Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, dirige nesta quarta-feira, na Cidade de Maputo, a cerimónia de lançamento da campanha “A Caça Furtiva Rouba de Todos Nós” que foi produzida em parceria com a organização não governamental WILDAID. A cerimónia de lançamento da campanha “A Caça Furtiva Rouba de Nós” coincide com o Dia…
Read more

Ernesto Nhanale lança obra sobre os media e a corrupção

“O papel de um livro é estimular o debate. É o que deve ser feito numa sociedade” – referiu Ernesto Nhanale, autor da obra intitulada ‘A cobertura dos media sobre a corrupção em Moçambique: um “contra-poder” abalado?’, lançada,há dias, no auditório do BCI, em Maputo. Na qualidade de apresentador da obra, o jornalista Ericino de…
Read more