Categoria: Cultura

P’fuka e Amanhiça apresentam “Traços e Cores afinados com o tempo”

Tem lugar esta quarta-feira, 11 de Dezembro, às 17 horas, no Auditório do BCI, em Maputo, a abertura da exposição de Artes Visuais ‘Traços e Cores Afinados com o Tempo’, de Amanhiça e Marcos P’fuka. A mostra é composta por cerca de 30 peças. Sobre P’fuka, o escritor e crítico literário moçambicano, Lucílio Manjate, afirma…
Read more

Granmah lança segundo álbum em Concerto

A Banda Moçambicana GRANMAH, lança, no dia 13 de Dezembro as 20:30H no Centro Cultural Franco Moçambicano, o seu mais recente álbum: PERFECT PLAN. O álbum composto por nove músicas originais e que conta com a participação especial do cantor Moçambicano Nelson Nhanchungue mantem as influência do reggae, Dub, RnB, Ska, e traz incorporado um…
Read more

Ivone Soares lança “Salpicos de águas e sóis – meu eu poético”

Ivone Soares tem no mercado o seu primeiro livro, “Salpicos de águas e sóis – meu eu poético”. A autora, 40 anos de idade, formada em comunicação, lidera a bancada parlamentar do partido Renamo, Resistência Nacional Moçambicana (Renamo). A literatura é a sua veia menos conhecida, mas não é passageira, promete. “Surpreendente e inovadora Ivone…
Read more

João Nguenha representa Moçambique no POETRY SLAM AFRICA

O poeta e Slammer João Nguenha ira representar Moçambique, no Poetry Slam Africa: Grand Slam Festival, a acontecer nos dias 18 a 19 de Janeiro de 2020 em Nairobi-Quénia. Joao Nguenha, foi um dos finalistas do concurso Moz Slam- Batalha de Poesia Falada, onde por duas vezes nas edições de 2018 e 2019 consagrou-se vencedor…
Read more

Académico e poeta brasileiro Samarone Marinho fala sobre Ferreira Gullar na AEMO

O Académico e poeta Samarone Marinho, de visita a Maputo, estará presente esta quarta-feira dia 04 de Dezembro, pelas 17:30, na sede da Associação dos Escritores Moçambicanos, AEMO, num encontro que inclui uma palestra intitulada A POESIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: CONVERSAÇÕES SOBRE A POÉTICA DE FERREIRA GULLAR. A palestra, que objectiva a celebrar da obra dos…
Read more

Twenty Fingers grande vencedor do Ngoma Moçambique 2019

O músico Twenty Fingers é o grande vencedor da trigésima segunda edição do Ngoma Moçambique 2019, cuja finalissima teve lugar na noite de sexta-feira na cidade de Maputo. Twenty fingers arrecadou o prémio da Melhor Canção 2019 com a música Juntos Somos Mais Fortes, um tema que chama a solidariedade dos moçambicanos após passagem do…
Read more

Amosse Mucavele participa no Botswana International Poetry Festival

No âmbito do Botswana International Poetry Festival, o autor moçambicano, Amosse Mucavele, um dos mais destacados poetas da novíssima poesia da língua portuguesa, deslocar-se-á a Gaberone para várias apresentações. Este evento, que terá lugar entre os dias 28 a 30 de Novembro de 2019, no Bigfive lodge, conta com a participação de poetas de diferentes…
Read more

Reabre mostra de escultura e pirogravura no BCI

Tem lugar amanhã quinta-feira, 28 de Novembro, às 18 horas, no Auditório do BCI, em Maputo, a reabertura da exposição de escultura e pirogravura “Sociedades Intelectuais Discutindo Ideias”, do artista plástico Moçambicano Nino Trindade. O autor nasceu em 1982, no Bairro do Aeroporto, em Maputo. Começou a esculpir a madeira em 1998. Frequentou uma feira…
Read more

Famosos brasileiros reagem à morte de Gugu Liberato

Foram muitas as caras conhecidas que homenagearam o apresentador nas redes sociais. Gugu Liberato morreu na sexta-feira, dia 22 de Novembro, após acidente que sofreu em casa, em Orlando, nos Estados, nos EUA. Tinha 60 anos. Depois da notícia, foram muitos os famosos brasileiros que recorreram ao Instagram para lamentar a morte do apresentador, que…
Read more

Vigília Ferrão vence premio literário 10 de Novembro

Corais e Rosas, de Vigília Ferrão, venceu o Prémio Literário 10 de Novembro (AEMO/CMCM), anunciado no último dia 15 de Novembro nos Paços do Conselho Municipal da Cidade de Maputo. A romancista é a primeira mulher a vencer este prémio, com o seu terceiro romance, Corais e Rosas, inédito, mas desta vez não foi uma…
Read more