Categoria: Opinião

A ÉTICA NO COMÉRCIO

“TROCA DE BENEFÍCIOS”, é a mais simples definição da actividade comercial. Desde que o Homem se estabeleceu na Terra e desenvolveu hábitos de vida em sociedade, cada indivíduo sentiu necessidade de se beneficiar dos serviços dos outros, pelo que não estaremos errados se dissermos que a actividade comercial é tão antiga neste Planeta, quanto o…
Read more

Três galos para um único poleiro

É já neste sábado que as 11 associações provinciais de futebol vão às urnas para eleger o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) e seus respectivos órgãos sociais. Para a presidência de direcção concorrem três candidatados, nomeadamente, Alberto Simango Júnior, Feizal Sidat e Manuel Bucuane (Tico-Tico). Para já o movimento que antecede as eleições…
Read more

As minhas figurasdo Quinquénio 2015-2019 (1)

O ano 2019 caminha a passos galopantes para o seu término, gerando por conseguinte várias nuances de análise, feitas em vários campos, seja político, económico, social, cultural, desportivo, etc, uma mistura de um pouco de tudo, no final de contas faz um só Moçambique. A nível individual, é indubitavelmente um momento para reflexão, para uns…
Read more

Estrada N4, um verdadeiro corredor da morte

A sinistralidade rodoviária na N4 é resultado de alguma negligência da TRAC, dos responsáveis pela segurança rodoviária do INATTER e da deficiente fiscalização da Polícia de Trânsito, independentemente da irresponsabilidade dos condutores. É provável que estas entidades acabadas de ser citadas não concordem com a nossa afirmação, mas esta é a opinião que temos sobre…
Read more

Editorial

Justiça: o grande desafio para um país em mudança   A Procuradora-Geral da República empossou 15 novos magistrados do Ministério Público para as províncias do Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete, Manica e Gaza. Esta é a boa nova, quando saímos de um processo sujo, porco e feio, incarnado na detenção e posterior libertação de…
Read more

Boustani pode se rir dos moçambicanos

As últimas notícias sobre o processo de Nova Iorque, no famoso caso das “dívidas ocultas”, que se seguiu a um processo judicial contra o arguido Boustani por diversos crimes, como a conspiração para defraudar, a conspiração para o branqueamento de capitais ou a lavagem de dinheiro, entre outras acusações, tiveram o veredicto do tribunal, que…
Read more

OPINIÃO: Dezoito jovens detidos ilegalmente há um mês em Gaza por exercerem um direito fundamental

Prof. Adriano Nuvunga Para o CDD, é deveras problemático que um país que se pretende civilizado admita o cerceamento da liberdade – o maior bem jurídico depois da vida e da integridade física – por mero exercício de um direito fundamental nítida e explicitamente consignado na Constituição da República, nomeadamente o direito à participação política…
Read more

Editorial: Intolerância asquerosa!

Límpido como água. A continuar assim, com esta política de ameaças, assassinatos e gente presa sem mais sem menos, não vamos criar um Moçambique novo. O país vai regredir. As pessoas terão medo de viver do Índico ao Zumbo. Chegado o período de eleições, todos vão ficar em suas casas e nas barracas a ver…
Read more

OPINIÃO: O acesso à justiça para todos não é ainda uma realidade -, mas existem maneiras para a frente

Por: Patricia Scotland, Commonwealth Secretário-Geral O acesso à justiça para todos em todas as comunidades é um direito e uma exigência importante para a construção de sociedades justas e pacíficas – ainda este objectivo foi alcançado em poucos ou nenhuns nações, e as conseqüências são prejudiciais para o progresso e estabilidade social, económica e política.…
Read more

Editorial: Aceitar boamente os resultados eleitorais

As eleições da passada terça-feira foram ganhas pelo Partido Frelimo, que deve por isso ser felicitado, apesar de sabermos que nem todos estarão satisfeitos com os resultados anunciados. Afinal, numa grande competição do género, um apenas sai vitorioso, e os outros abre malas para este bambolear o seu corpo ao ritmo do batuque. Mas nem…
Read more