Categoria: Internacional

Governo pressionado para acabar com perseguição a jornalistas

A Amnistia Internacional (AI) pediu hoje ao Governo do Sudão que interrompa o que descreve como uma «perseguição implacável, intimidação e censura» a jornalistas. Entre janeiro e outubro deste ano, pelo menos 15 jornalistas foram detidos pelas forças de segurança do país de acordo com o relatório divulgado hoje pela organização. A AI acusa o…
Read more

Tribunal condena ex-Presidente a dois anos cadeia por corrupção

Um tribunal de Cartum condenou o ex-presidente do Sudão Omar al Bashir a dois anos de prisão por um crime de enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro. esta é a primeira vez que um tribunal condena um ex-chefe de Estado. O tribunal considerou Al Bashir culpado por posse ilegal de moeda estrangeira depois de as…
Read more

Presidente do Parlamento diz que a Rússia pode organizar os seus próprios Jogos

A presidente do Parlamento russo, Valentina Matviyenko, afirmou quarta-feira que o país pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos, sem a intervenção da Agência Mundial Antidopagem (AMA) e com a participação de “atletas de classe mundial”. “Acho que a Rússia pode realizar os seus próprios Jogos Olímpicos, para os quais convidaria os melhores atletas, os…
Read more

Dois mortos e 1.400 desalojados após passagem de ciclone em Madagáscar

As autoridades malgaxes anunciaram ontem terça-feira (10/12) que a passagem do ciclone Belna pelo noroeste de Madagáscar provocou dois mortos, três feridos e deixou 1.400 pessoas desalojadas, naquela que foi a primeira tempestade tropical da época. O ciclone atingiu a cidade costeira de Soalala, onde as casas de mais de 1.400 habitantes foram destruídas, danificadas…
Read more

Peronista Alberto Fernández investido Presidente da Argentina

O peronista de centro-esquerda Alberto Fernández foi ontem terça-feira (10/12) investido como Presidente da Argentina, após ter prestado juramento diante no parlamento, numa cerimónia marcada pelos aplausos no hemiciclo dos representantes eleitos da coligação governativa. A cerimónia da tomada de posse também foi acompanhada nas ruas pelos apoiantes de Fernández, que reagiram igualmente de forma…
Read more

Presidente da Tanzânia concede perdão a cinco mil e 553 presos

O Presidente da Tanzânia, John Magufuli, anunciou hoje que concedeu o perdão da pena aplicada a cinco mil e 533 prisioneiros, no âmbito das cerimónias que assinalaram o 58º aniversário da independência do país. Este perdão aplica-se aos condenados com pena de prisão de um ano ou menos e àqueles que lhes falta menos de…
Read more

Putin diz que exclusão da Rússia dos Jogos Olímpicos tem “motivação política”

“Qualquer punição deve ser individual e não coletiva”, defendeu o chefe de Estado russo O Presidente russo, Vladimir Putin, defendeu segunda-feira que a decisão da Agência Mundial Antidopagem (AMA) de excluir a Rússia de Jogos Olímpicos por quatro anos tem uma “motivação política”. “Qualquer punição deve ser individual e não colectiva”, defendeu o chefe de…
Read more

Para Trump: Kim Jong-un tem muito a perder se agir de forma hostil

O presidente norte-americano Donald Trump escreveu nas redes sociais que o líder norte-coreano Kim Jong-un tem muito a perder se der passos “hostis”. “Kim Jong-un é muito inteligente e tem muito a perder, tudo na verdade, se agir de forma hostil. Ele assinou um forte acordo de desnuclearização comigo em Singapura. Ele não quer cancelar…
Read more

Governo português interessado em acolher cimeira UE-África no início de 2021

Portugal manifestou em Bruxelas a sua disponibilidade para acolher, no início de 2021, a próxima cimeira entre União Europeia e União Africana, ainda sem data definida embora apontada para 2020, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros. No final de uma reunião de chefes de diplomacia dos 28, que teve como um dos principais pontos em…
Read more

Quatro países lusófonos pioram classificação no Índice de Desenvolvimento Humano

Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial pioraram no ano passado as suas classificações no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas, publicado ontem segunda-feira (9) na Colômbia, enquanto Cabo Verde e São Tomé e Príncipe tiveram classificações positivas. O Índice de Desenvolvimento Humano, que integra o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2019, analisou os…
Read more