Categoria: Eleições gerais 2019

Sala da Paz avalia o processo eleitoral 2019

A Sala da Paz, Plataforma de Observação Eleitoral Conjunta que congrega mais de 70 organizações da sociedade civil moçambicanas, organiza para esta quarta-feira, 11 de Dezembro, um seminário para avaliar o processo eleitoral 2019 e partilhar o mapeamento dos principais incidentes e ilícitos registados no processo, bem como as possíveis implicações que podem decorrer dos…
Read more

Última prisioneira política da Renamo pode sair amanhã

A jovem membro da Renamo, detida nos calabouços da cidade de Xai-Xai, província de Gaza, poderá ser solta amanhã, sexta-feira, mediante o pagamento de uma caução na ordem dos 41 mil meticais às autoridades judiciais locais. De acordo com a presidente do Conselho Provincial da Renamo em Gaza, Sabelina Tivane, trata-se de uma jovem de…
Read more

“Sabíamos que mexemos no coração do lobo”

Os dezoito presos políticos do partido Nova Democracia (ND) foram, sábado passado,postos em liberdade condicional, mediante o pagamento de 40 mil meticais por pessoa, totalizando 720 mil meticais. Falando ao Zambeze, o mandatário do partido no Distrito de Chókwè, Adelino da Silva Júnior, diz que, desde os primeiros momentos,havia consciência de que se tinha mexido…
Read more

Grupos Gigajoule Power e Total investem em Moçambique na importação de gás natural

Ogrupo sul-africano Gigajoule Power e o francês Total assinaram quarta-feira em Maputo um acordo de desenvolvimento conjunto para a importação de gás natural liquefeito através do porto de Maputo a partir do final de 2022, informou a imprensa internacional. O presidente do grupo sul-africano, Johan de Vos, disse à Engineering News Online que o acordo…
Read more

Presidente da República recebe felicitações dos homólogos da Turquia E Seychelles

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu mensagens de felicitações dos seus homólogos da República da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e da República das Seychelles, Danny Faure, pela reeleição ao cargo, nas eleições gerais e das Assembleias Provinciais de 15 de Outubro de 2019. Na sua mensagem, o Presidente turco refere que em nome…
Read more

Presidente Filipe Nyusi recebe felicitações do homólogo do Botswana

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu uma mensagem de felicitações do seu homólogo da República do Botswana, Mokgweetsi E.K. Masisi, pela reeleição ao cargo, nas eleições gerais e das Assembleias Provinciais de 15 de Outubro de 2019. Na mensagem, o Presidente do Botswana refere que a vitória expressiva no pleito eleitoral do mês…
Read more

Presidente Filipe Nyusi recebe felicitações do homólogo da Bielorrússia e do Primeiro-Ministro da Índia

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu mensagens de felicitações do seu homólogo da República de Bielorrússia, Alexander Lukashenko, e do Primeiro-Ministro da República da Índia, Narendra Modi, pela reeleição ao cargo, nas eleições gerais e das Assembleias Provinciais de 15 de Outubro de 2019. Na mensagem, o Presidente da Bielorrússia endereça felicitações ao…
Read more

UE fala de “irregularidades”, “más práticas” e “intimidação” e apela resposta do CC

Numa declaração fora do comum e bastante crítica publicada na sexta-feira (8 de Novembro), a Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (MOE UE) alistou várias “irregularidades” e “más práticas” constatadas por seus observadores durante o processo eleitoral. A MOE apelou ao Conselho Constitucional (CC) para aproveitar a oportunidade para dar resposta a algumas dessas…
Read more

Estudo diz que Ilícitos eleitorais prejudicaram a Renamo em 478 mil votos e cinco assentos parlamentares

A Renamo perdeu, pelo menos, 478 mil votos e cinco assentos parlamentares, por vias ilícitas, nas últimas eleições moçambicanas, diz um estudo baseado na contagem paralela do Instituto Eleitoral para Democracia Sustentável em África (EISA). Os votos desviados favoreceram o candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, que foi consagrado vencedor das eleições de 15 de Outubro,…
Read more

Conselho Constitucional rejeitou três recursos da Renamo

O Conselho Constitucional de Moçambique rejeitou três recursos da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, relativos a contestações de resultados nas eleições gerais de 15 de outubro, segundo acórdãos do órgão. De acordo com três acórdãos disponíveis na página de internet do CC (equivalente ao Tribunal Constitucional), o principal partido de oposição em…
Read more