Categoria: Eleições gerais 2019

PGR de Moçambique diz que não houve crime eleitoral

A Procuradoria-Geral da República de Moçambique pronunciou-se, na passada sexta-feira, sobre o polémico recenseamento eleitoral da província de Gaza que, de acordo com entidades da sociedade civil e da oposição, contabilizou 300 mil eleitores fantasma. A PGR concluiu que não houve crime eleitoral. A Procuradoria-Geral da República de Moçambique considerou que não houve crime eleitoral…
Read more

CC ignora erros da CNE

O CC também não corrigiu o erro da CNE no que se refere ao número de votos e à afluência na eleição presidencial. Os resultados oficiais das eleições conforme aprovados pelo CC são idênticos aos que foram publicados pela CNE, os quais estavam errados. O número total de eleitores inscritos é 13 162 321, o…
Read more

Presidente manifesta abertura para dialogar com grupos armados

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, manifestou-se disponível para dialogar com os grupos armados que têm protagonizado ataques na província de Cabo Delgado, no norte do país. “Nossos irmãos estão a ser mortos em algumas zonas de Cabo Delgado por pessoas que não sabemos quem são nem o que querem. Se nos dissessem, sentar-nos-íamos com essas…
Read more

Nyusi confirmado vencedor das eleições presidenciais

O Conselho Constitucional validou e proclamou segunda-feira (23/12) os resultados das eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais de 15 de Outubro passado, homologando a releeição de Filipe Nyusi para mais cinco ano no poder. Na sua acta de validação, os juízes do Constitucional consideram que as irregularidades verificadas no processo não tiveram qualquer influência…
Read more

MDM: “Validação resultados é “grande rasura” no desenvolvimento da democracia”

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) considerou segunda-feira que os resultados que dão vitória à Frelimo e a Filipe Nyusi são uma “grande rasura” na democracia nacional. “O que aconteceu em Moçambique foi uma grande rasura no processo do desenvolvimento da democracia no país”, disse José de Sousa, deputado do MDM, falando minutos após a…
Read more

Sala da Paz avalia o processo eleitoral 2019

A Sala da Paz, Plataforma de Observação Eleitoral Conjunta que congrega mais de 70 organizações da sociedade civil moçambicanas, organiza para esta quarta-feira, 11 de Dezembro, um seminário para avaliar o processo eleitoral 2019 e partilhar o mapeamento dos principais incidentes e ilícitos registados no processo, bem como as possíveis implicações que podem decorrer dos…
Read more

Última prisioneira política da Renamo pode sair amanhã

A jovem membro da Renamo, detida nos calabouços da cidade de Xai-Xai, província de Gaza, poderá ser solta amanhã, sexta-feira, mediante o pagamento de uma caução na ordem dos 41 mil meticais às autoridades judiciais locais. De acordo com a presidente do Conselho Provincial da Renamo em Gaza, Sabelina Tivane, trata-se de uma jovem de…
Read more

“Sabíamos que mexemos no coração do lobo”

Os dezoito presos políticos do partido Nova Democracia (ND) foram, sábado passado,postos em liberdade condicional, mediante o pagamento de 40 mil meticais por pessoa, totalizando 720 mil meticais. Falando ao Zambeze, o mandatário do partido no Distrito de Chókwè, Adelino da Silva Júnior, diz que, desde os primeiros momentos,havia consciência de que se tinha mexido…
Read more

Grupos Gigajoule Power e Total investem em Moçambique na importação de gás natural

Ogrupo sul-africano Gigajoule Power e o francês Total assinaram quarta-feira em Maputo um acordo de desenvolvimento conjunto para a importação de gás natural liquefeito através do porto de Maputo a partir do final de 2022, informou a imprensa internacional. O presidente do grupo sul-africano, Johan de Vos, disse à Engineering News Online que o acordo…
Read more

Presidente da República recebe felicitações dos homólogos da Turquia E Seychelles

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu mensagens de felicitações dos seus homólogos da República da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e da República das Seychelles, Danny Faure, pela reeleição ao cargo, nas eleições gerais e das Assembleias Provinciais de 15 de Outubro de 2019. Na sua mensagem, o Presidente turco refere que em nome…
Read more