Categoria: Economia

Carvão de Moçambique interessa a investidores do Brasil e da Índia

A exploração de carvão mineral na localidade de Mucangadzi, distrito de Zumbo, nordeste da província central moçambicana de Tete, será reactivada a partir do próximo ano, disse o administrador distrital, Djone Manhoso. O administrador disse ainda ao matutino Notícias, de Maputo, que um grupo de empresários do Brasil e da Índia esteve no primeiro semestre…
Read more

Moçambique passa a ter serviços de cabotagem a partir do primeiro trimestre de 2020

Os serviços de cabotagem em Moçambique vão ter início no primeiro trimestre de 2020, indo o serviço ser prestado por uma empresa constituída ao abrigo de uma parceria público-privada, anunciou na passada quarta-feira em Maputo o ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita. Um memorando de entendimento nesse sentido foi assinado em Março de 2018…
Read more

FITCH com boas perspectivas sobre a economia moçambicana

A agência de notação financeira Fitch voltou deixar boa nota sobre as perspectivas económicas de Moçambique. Depois de subir a classificação no rating a Fitch lança um olhar positivo sobre a redução da dívida pública. Pela segunda vez em duas semanas, a Fitch volta a emitir ilações sobre a economia moçambicana. Depois de retirar o…
Read more

Projecto Coral Sul FLNG proporciona estágios de formação a jovens de Moçambique

O grupo italiano ENI e restantes parceiros do bloco Área 4 da bacia do Rovuma, norte de Moçambique, vão seleccionar um total de 800 jovens moçambicanos para a realização de estágios no âmbito do projecto conhecido por Coral Sul FLNG, disse terça-feira em Maputo o seu director-geral. Maurizio Lanzo, que procedia na ocasião à apresentação…
Read more

Governo de Moçambique paga dívidas do Estado a 4000 empresas

Quatro mil empresas credoras do Estado pelo fornecimento de bens e serviços de 2007 a 2017, mas que tinham os pagamentos condicionados devido à falta de visto do Tribunal Administrativo vão receber os montantes em atraso, anunciou a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA). O presidente da CTA, Agostinho Vuma, disse ter a instituição…
Read more

Serviço financeiro móvel cada vez mais disponível para os moçambicanos

A partir desta quarta-feira dia 4 de Dezembro, passa a ser possível efectuar transferência de dinheiro do Millennium IZI, a partir do canal Internet Banking, para clientes utilizadores do e-Mola, e a ser possível fazer transferências do e-Mola para o Millennium IZI, fruto do acordo firmado entre o Banco Millennium bim e a Movitel. Este…
Read more

Reacções em Moçambique ao veredicto do julgamento de Boustani

Partidos políticos da oposição e organizações da sociedade civil reagiram à absolvição ontem nos Estados Unidos do empresário franco-libanês Jean Boustani, negociador da empresa Privinvest, que era suspeito de ser um dos principais protagonistas do escândalo da “dívida oculta” de mais de 2 mil milhões de Dólares contraída à revelia do parlamento durante o mandato…
Read more

AT realiza segundas jornadas científicas

Sob o lema “Implicações dos Benefícios Fiscais na Mobilização das Receitas do Estado”, a Autoridade Tributária de Moçambique realizou, semana finda, em Maputo, as Segundas Jornadas Científicas, cujo objectivo norteador era colher contribuições para o desenho de um quadro geral de Benefícios Fiscais que sejam sustentáveis, de fácil implementação e controlo. A sessão que teve…
Read more

Dívidas: Declaração de nulidade pelo Conselho Constitucional não passa de “letra morta”

Meio ano depois de o Conselho Constitucional de Moçambique ter declarado nula parte das dívidas ocultas do Estado, a decisão não passa de “letra morta”, lamenta o organismo que moveu a ação. “O acórdão do Conselho Constitucional [CC] não passa de letra morta e isso preocupa-nos”, disse Fátima Mimbire, porta-voz do Fundo de Monitoria do…
Read more

Ministro Ragendra de Sousa afirma que não é viável subsidiar a agricultura em Moçambique

Confrontado com a reposição do Benefício Fiscal em IRPC para a agricultura em Moçambique o ministro Ragendra de Sousa afirmou na passada sexta-feira (29) que não é viável subsidiar o sector: “quem vai pagar isso e como se vai pagar isso?”. A Constituição da República determina que “agricultura é a base do desenvolvimento” em Moçambique…
Read more