Categoria: Economia

Sector financeiro de Moçambique recebe apoio do Reino Unido

A Financial Sector Deepening Moçambique (FSDMoç) vai receber do Reino Unido cerca de 15 milhões de libras para iniciar uma nova fase de desenvolvimento do sector financeiro no país, nos termos de um anúncio efectuado pelo secretário de Estado e de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, Alok Sharma, à margem da Conferência de Investimento Reino…
Read more

Dívidas ocultas: Credit Suisse diz ter direito a indemnização de Moçambique

O Credit Suisse respondeu ao pedido de Moçambique para considerar ilegal a dívida de 561 milhões de euros da ProIndicus defendendo que o empréstimo é válido e que tem direito a indemnização por falta de pagamento. Na documentação entregue pelo Credit Suisse, na terça-feira (21.01), no tribunal de Londres que está a julgar o processo…
Read more

Crescimento de 5,5% este ano em Moçambique é o mais rápido da África Austral, segundo a ONU

As Nações Unidas estimam que Moçambique cresça 5,5% este ano devido aos esforços de reconstrução após os ciclones de 2019, sendo a economia que regista o mais rápido crescimento da África Austral. De acordo com o relatório sobre a Situação Económica Mundial e Perspetivas, lançado quarta-feira (22/01) em Nova Iorque, a Organização das Nações Unidas…
Read more

Reino Unido consigna 64 milhões de libras para apoiar projectos em Moçambique

O governo do Reino Unido comprometeu-se a desembolsar 64 milhões de libras para financiar projectos em Moçambique de apoio ao sector agrícola, para aumentar o acesso à energia eléctrica e o fortalecimento económico das mulheres, segundo um comunicado do Alto Comissariado britânico em Moçambique. O compromisso britânico relativamente a Moçambique, assumido durante a Cimeira de…
Read more

Moçambique é o melhor destino para investimento na áfrica subsaariana

A consultora EXX Africa classificou Moçambique como o melhor destino de investimento na África Subsaariana este ano, seguido da vizinha África do Sul. Ultrapassados os problemas do colapso cambial (forte depreciação do Metical face às principais moedas de circulação no mercado), dívida pública e fraca governação, a consultora EXX Africa conclui que Moçambique virou a…
Read more

Governo moçambicano quer que o Credit Suisse pague as consequências do escândalo das dívidas ocultas

O processo judicial que Moçambique apresentou em Londres contra o banco Credit Suisse pretende anular a dívida de 622 milhões de dólares da ProIndicus e requer uma indemnização que cubra todas as perdas do escândalo das dívidas ocultas. A acusação, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de Moçambique no Tribunal Comercial do Tribunal Superior de…
Read more

Cervejas de Moçambique inicia testes de produção em nova unidade fabril

Amais nova unidade fabril da Cervejas de Moçambique (CdM), a maior cervejeira do país e subsidiária do grupo AB InBev, com sede na Bélgica, iniciou na passada terça-feira os primeiros testes de produção, informou na última quinta-feira o director-geral da empresa. A fábrica começou a ser construída em Dezembro de 2018 num terreno de 71…
Read more

PR diz que fundo soberano não deve ser fonte de enriquecimento ilícito

O Presidente da República, Filipe Nyusi, advertiu quarta-feira, em Maputo, que o Fundo Soberano que se pretende criar em Moçambique não deve constituir fonte de desvios ou de enriquecimento ilícito. Discursando minutos após a sua investidura, para mais um mandato de cinco anos, Nyusi prometeu que o Governo não vai criar um fundo se não…
Read more

Portuguesa Efacec contratada para construir central solar em Moçambique

Efacec foi contratada pela Electricidade de Moçambique e pela Neoen, uma empresa francesa de energias renováveis, para construir e operar a Central Solar Fotovoltaica de Metoro, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, informou a empresa portuguesa em comunicado divulgado quarta-feira. O comunicado informa ainda que aquela central de Metoro será a central de energia…
Read more

Nova fábrica da Cervejas de Moçambique, subsidiária do grupo AB INBEV efectua a sua primeira produção

Procuramos sempre alternativas de produção modernas e que garantam a sustentabilidade do meio ambiente. Investimos no futuro do país, das comunidades, na modernização dos nossos processos e sobretudo na qualidade das nossas cervejas. Maputo, 16 de Janeiro de 2020 – A mais nova fábrica da Cervejas de Moçambique, maior cervejeira do país e subsidiária da…
Read more