fbpx

Categoria: Economia

ACIS lança programa para apoiar certificação de PME

A Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) de Moçambique lançou ontem um programa de capacitação de pequenas e médias empresas (PME) do país para as ajudar nos processos de certificação. A iniciativa visa apoiar “a edificação de um setor empresarial mais produtivo e competitivo que contribua para o desenvolvimento socioeconómico do país”, disse Luís Magaço,…
Read more

BAD aprova financiamento de 27,33 milhões de dólares à UA

O Banco Africano de Desenvolvimento, BAD, aprovou esta semana uma subvenções no valor de 27,33 milhões de dólares para impulsionar os esforços da União Africana, UA, na luta contra a pandemia de COVID-19 no continente. Com este pacote de financiamento de 27,33 milhões de dólares, reafirmamos o nosso forte empenho numa resposta africana coordenada à…
Read more

Empresários querem mais negócios agrícolas com a Índia

A Confederação das Associações Económicas, CTA, maior entidade patronal moçambicana, anunciou a pretensão de diversificar as trocas comerciais agrícolas com a Índia. Há potencialidades para a diversificação do leque de produtos que constituem a base das trocas comerciais entre os dois países, disse Castigo Nhamane, vice-presidente da CTA, durante um fórum de negócios que juntou…
Read more

Fundo soberano pode ruir futuro devido a falta de transparência

Ativistas da sociedade civil defendem que a criação e gestão de um futuro fundo soberano em Moçambique deve ser transparente, para que as receitas dos recursos naturais não sejam apropriadas pelas elites no poder, como aconteceu em Angola. O modo como um eventual fundo soberano de Moçambique deve ser constituído e administrado foi tema de…
Read more

Justiça “caça” arguidos do Caso Cedsif

As autoridades da justiça emitiram mandados de captura internacional contra três arguidos acusados de envolvimento no desvio de mais de 155 milhões de meticais no Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças, Cedsif, instituição adistra ao Ministério da Economia e Finanças, MEF, disse fonte daquele organismo. A fonte avançou que os três arguidos…
Read more

Banco Mundial injecta 104 Milhões de dólares em Moçambique

O Banco Mundial aprovou esta terça-feira uma doação financeira no valor de 104 milhões de dólares da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), para apoiar programas de desenvolvimento de competências para jovens moçambicanos. O projecto investirá nos subsistemas de Educação e Treinamento Técnico Vocacional (TVET), e de Ensino Superior (ES), com vista a melhorar o acesso…
Read more

Distribuição de dividendos dos recursos é bomba relógio

O actual modelo de transferência dos 2,75% para as comunidades afectadas pelos recursos minerais pode gerar desigualdades económicas e sociais. É a constatação do Centro de Integridade Pública (CIP) que adverte para a necessidade de revisão da taxa de 2.75% para 5.75%. Entretanto, o advogado João Líbero diz haver necessidade de redistribuição nacional desse fundo…
Read more

Governo do Zimbabwe proíbe exploração mineira nas reservas naturais

 O Governo do Zimbabwe proibiu esta terça-feira a exploração de todas as minas nas reservas naturais, depois de advogados ambientais terem tomado medidas legais para impedir uma empresa chinesa de abrir uma mina de carvão no maior parque protegido do país. O Governo tinha permitido à companhia mineira chinesa Tongmao Coal Company explorar carvão em…
Read more

Total vai fornecer combustível a Moçambique a partir de Novembro

A multinacional francesa Total vai ser a nova fornecedora de combustíveis líquidos de Moçambique durante seis meses, a partir de Novembro, após ter sido selecionada nos concursos periódicos realizados pela estatal Importadora Moçambicana de Petróleos, Imopetro, disse hoje à Lusa o diretor-geral desta entidade, João Macandja. Macandja referiu que, seguindo os procedimentos habituais, a Total…
Read more

Não há transparência no Orçamento de Estado

O Governo de Moçambique deverá submeter ao Parlamento, até 30 de Setembro corrente, a proposta de Orçamento de Estado para 2021, que, entretanto, está a ser criticada pelo Centro de Integridade Pública (CIP) por falta de transparência e apresentar uma informação muito limitada para o escrutínio público. De acordo com uma pesquisa realizada pela International…
Read more