fbpx

Categoria: Política

Clivagens internas na Renamo devem-se ao não cumprimento da vontade do líder-mor

O cientista político moçambicano Eduardo Sitoe entende que as clivagens internas na Renamo e a situação de conflito que prevalece no Centro do país são resultado do não cumprimento da vontade de Afonso Dhlakama e, sobretudo, do malabarismo cometido pela Comissão Política da Renamo, que de forma deliberada ignorou os estatutos do partido e a…
Read more

Nyusi convida Junta Militar da Renamo a aderir ao processo de DDR

O Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, convida o líder da Junta Militar da Renamo, Mariano Nhongo, e seus homens a juntarem-se ao processo de Desmilitarização, Desarmamento e Reintegração (DDR). F ilipe Nyusi falava ontem nas cerimónias do Dia dos Heróis Moçambicanos, reconhecendo como um dos desafi os para a paz em Moçambique. De acordo…
Read more

Moçambicanos merecem viver sem medo

O enviado pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para Moçambique, Mirko Mazoni, convida o líder da auto proclamada junta militar da Renamo, que continua a semear luto e desgraça nas províncias de Manica e sofala, centro do País, a se juntar ao processo de desarmamento, desmobilização e reintegração (DDR) dos militares residuais da Renamo, através…
Read more

Estudantes devem trazer soluções para os problemas do país

O Administrador do Distrito de Vilankulo, Edmundo Galiza Matos Jr, desafiou as universidades a serem dinâmicas e proactivas na busca de conhecimentos para trazer soluções de forma a resolver os diversos problemas que o país enfrenta. O chefe do executivo distrital falava momentos apôs o encontro que manteve no seu gabinete, com o reitor da…
Read more

Ossufo Momade faz campanha para entrega de armas da Junta Militar

O líder da RENAMO faz campanha para a entrega voluntária das armas na posse dos guerrilheiros do seu partido. Momade diz não haver motivos para a existência da Junta Militar, liderada por Mariano Nhongo. A cidade de Quelimane foi esta segunda-feira (07.09) o ponto de convergência dos líderes dos principais partidos do país, nomeadamente Filipe…
Read more

Pena suspensa para antigo deputado da RENAMO

O antigo deputado da RENAMO Sandura Ambrósio e mais quatro arguidos foram condenados a penas suspensas de cinco anos de prisão por apoio à dissidência armada do maior partido da oposição. Defesa vai recorrer. Os cinco arguidos foram considerados esta terça-feira (08.09) culpados pelo crime de conspiração contra a segurança do Estado ao financiar a…
Read more

Amnistia Internacional pede investigação a abusos de forças de segurança

A organização Amnistia Internacional, AI, defendeu hoje uma investigação independente às suspeitas de prática de tortura e outras violações de direitos humanos cometidas pelas forças de segurança moçambicanas em Cabo Delgado. “O governo de Moçambique deve lançar uma investigação independente e imparcial sobre tortura e outras violações graves cometidas pelas forças de segurança em Cabo…
Read more

Acórdão sobre caso de alegado apoio à dissidência da Renamo é proferido hoje

O Tribunal Judicial do Dondo, província de Sofala, centro do país, profere hoje o acórdão do caso em que o antigo deputado da Renamo Sandura Ambrósio é acusado de apoiar a dissidência armada do principal partido da oposição. Além de Sandura Ambrósio, vão conhecer hoje a sua sentença outras quatro pessoas acusadas de conspiração por…
Read more

Líder da Renamo pede a dissidente que “volte à razão”

O presidente da Renamo pediu para que Mariano Nhongo, líder dissidente acusado de protagonizar ataques armados no centro de Moçambique, “volte à razão”, considerando que diferenças internas devem ser resolvidas dentro do partido. “Eu deixo um apelo ao meu irmão [Mariano] Nhongo para que ele volte à razão. Não há razão para alguém pegar em…
Read more

Moçambique retira regra que limitava acesso a hospitais com base na aparência

O Ministério da Saúde anunciou hoje que vai retirar a regra que limita o acesso aos serviços de saúde com base nas roupas ou a aparência em todos hospitais do país, após contestação de uma organização não-governamental. A Direção Nacional da Assistência Médica vai “elaborar uma circular a orientar as direções clínicas dos hospitais para…
Read more