Categoria: Política

Insegurança impede alunos de frequentarem as escolas em Manica

Cerca de dois mil alunos do ensino primário poderão não frequentar as aulas este ano devido à insegurança provocada pelos ataques de homens armados no distrito de Gondola. Muitos sequer fizeram as suas matrículas. A maior parte dos alunos afetados são das localidades de Muda Serração, Chibuto I, Chibuto II e Pinanganga. Estima-se que dois…
Read more

Presidente da República recebe felicitações da homóloga da Federação Suíça

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu uma mensagem de felicitações da sua homóloga da Confederação Suíça, Simonetta Sommaruga, pela reeleição ao cargo, nas eleições gerais e das Assembleias Provinciais de 15 de Outubro de 2019. Na mensagem, a Presidente da Confederação Suíça refere que em nome do seu Governo gostaria de transmitir as…
Read more

Renamo promete iniciar a desmobilização dos seus guerrilheiros “dentro de dias”

A Renamo diz que o processo de desmobilização e integração social dos seus guerrilheiros vai arrancar dentro de dias, na Gorongosa, sendo este um dos aspectos determinantes para a paz efectiva em Moçambique. O delegado político da Renamo na Gorongosa, Isac Zeca, citado pela Rádio Moçambique, disse estar praticamente concluido o registo dos guerrilheiros. “Dentro…
Read more

Beira: Suposto financiador da Junta Militar da Renamo transferido para a cadeia civil

O antigo deputado da Renamo, Sandura Ambrósio, detido a14 de Janeiro, indiciado de crime de conspiração contra o Estado, foi transferido esta quinta-feira, 23, das celas da Policia para a cadeia central de Sofala, apurou a VOA. Sandura foi detido após ser emitido contra ele um mandado de captura judicial por alegado financiamento a autoproclamada…
Read more

Ana Comoana nova Ministra Da Administração Estatal e Função Pública

O novo governo moçambicano vai formando corpo, depois de, no passado sábado, o Presidente da República ter empossado a maioria dos membros do seu executivo para o quinquénio 2020-2024. Esta quarta-feira, Filipe Nyusi nomeou Ana Comoana para o cargo de Ministra da Administração Estatal e Função Pública. Com esta decição, Nyusi degelou o ambiente de…
Read more

Ataques: Moçambique vai precisar de apoios para resolver “problema multinacional” – PR

Moçambique vai precisar de apoio de outras organizações para acabar com os ataques armados no norte do país, porque é um problema de vários Estados, disse o Presidente da República, Filipe Nyusi. “Precisamos de comparticipação, porque é um problema multinacional, então, a sua solução não vai depender só de Moçambique, mas estamos a trabalhar”, referiu…
Read more

Novo ministro da Defesa pede “confiança” nas forças de segurança face aos ataques armados no país

O novo ministro da Defesa Nacional , Jaime Neto, pediu esta quarta-feira (22/01) aos moçambicanos “confiança” na capacidade das forças de defesa e segurança no combate aos ataques armados nas regiões centro e Norte de Moçambique. “Para mim, devem confiar nas forças de defesa e segurança, estão a trabalhar a todo o gás, para restabelecer…
Read more

AR cria figura de secretário do Estado para substituir governador da capital

A Assembleia da República aprovou quarta-feira 922/01) a criação da figura de secretário de Estado para a capital, que dita o fim do posto de governador para a cidade de Maputo, no âmbito da descentralização em curso no país. As alterações na organização política e administrativa da capital constam da Lei de Representação do Estado…
Read more

Sem membros da oposição, Governo não é inclusivo, dizem analistas

Analistas divergem quanto à composição do novo Governo de Moçambique, uns afirmando que não reflecte a inclusão defendida pelo Presidente Filipe Nyusi, e outros considerando que inclusão não significa, necessariamente, a integração de membros da oposição. “O Presidente Nyusi sempre fala de inclusão, mas, claramente, o seu novo Governo não reflecte isso”, afirmou o jurista…
Read more

Governadores tomam posse e inicia o caos institucional nas províncias

Cinco dias depois da investidura dos membros das Assembleias Provin¬ciais, quarta-feira foi a vez dos Governadores das Províncias eleitos nas eleições de 15 de Outubro de 2019. Em ce-rimónia organizada na Cidade de Maputo, os Governadores das Províncias, todos elei¬tos pela Frelimo, tomaram posse perante o Presidente da República. Além de dirigir e coordenar a…
Read more