Categoria: Política

Parlamento vai gastar 2.8 biliões de meticais com seu funcionamento este ano

O Parlamento aprovou esta segunda-feira (05/04), a contragosto da Renamo e do MDM, o orçamento para o seu funcionamento. São 2.8 biliões de meticais a serem gastos este ano com as despesas da Assembleia da República. O orçamento foi aprovado a contragosto da oposição, mas sem nenhum voto contra. A Renamo e o MDM prefiram…
Read more

PR promulga Lei da amnistia e do perdão de penas

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no uso das competências que lhe são conferidas pelo nº. 1 do artigo 162 da Constituição da República de Moçambique, promulgou e mandou publicar a Lei da Amnistia e do Perdão de Penas. A referida Lei foi aprovada segunda-feira, dia 06 de Abril de 2020, pela Assembleia da…
Read more

“Secretário-Geral da FRELIMO intensifica trabalho de sensibilização à população”

O Secretário Geral da FRELIMO, Roque Silva Samuel, manteve esta segunda-feira (06.04), em Inhambane, encontros com os primeiros secretários distritais, líderes comunitários, influentes e religiosos com vista intensificar a campanha de mobilização popular no âmbito da prevenção e combate ao coronavirus. “Viemos a Inhambane para avaliar junto às nossas estruturas de base o que está…
Read more

Comandante geral da Polícia apela as Forças de Defesa e Segurança a precaverem-se do COVID-19

O Comandante geral da Polícia apela as Forças de Defesa e Segurança (FDS) a precaverem-se da infecção do COVID-19. Bernardino Rafael que falava em Cabo delgado, durante uma saudação às Forças de Defesa e Segurança, explicou a essência do Estado de Emergência decretado pelos Presidente da República, Filipe Nyusi, para que o coronavírus não crie…
Read more

Líder dissidente da Renamo identifica-se com insurgentes em Cabo Delgado

O líder dissidente da Resistência Nacional de Moçambicana (Renamo) disse sexta-feira (03/04) que se identifica com as exigências dos insurgentes em Cabo Delgado, considerando que os grupos que têm protagonizado ataques armados no norte são seus “amigos”. “As exigências dos homens de Cabo Delgado são as mesmas que as nossas”, disse Mariano Nhongo, falando a…
Read more

Há um plano de envio de guerrilheiros da Renamo para combater insurgentes, diz Mariano Nhongo

O líder da autoproclamada Juntar Militar da Renamo, Mariano Nhongo, disse, na quarta-feira, 01, que há um plano de recrutar os guerrilheiros da Renamo, nas bases de acantonamento, para combater os insurgentes na província de Cabo Delgado. “Ossufo (Momade) já fez sentada com a Frelimo, para levar homens da Renamo para Cabo Delgado” combater os…
Read more

Academia Política da Mulher saúda a nomeação de mulheres na liderança da administração da justiça

A Academia Política da Mulher (APM), unidade de género do Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) acolheu com satisfação a nomeação de Lúcia Fernando Buianga Maximiniano do Amaral para o cargo de Presidente do Tribunal Administrativo (TA) no dia 30 de Março, o que eleva para quatro o número de mulheres que actualmente lideram órgãos centrais…
Read more

SENAMI recusa entrada de mais de quatrocentos cidadãos estrangeiros

Mais de quatrocentos cidadãos de origem estrangeira foram impedidos de entrar no país, durante a semana passada, na sequência das restrições impostas no âmbito da prevenção do novo coronavírus. Este número representa um aumento de mais de 100 por cento, em comparação a igual período do ano passado, em que foram recusados de entrar ao…
Read more

Acusa Viana Magalhães: Deputados da Frelimo não cumprem quarentena

Por: DÁVIO DAVID O chefe da bancada da Renamo na Assembleia da República (AR), deputado Viana Magalhães, acusa alguns deputados da Frelimo de não cumprirem a quarentena obrigatória, depois do regresso de um país infectado pela Covid-19. Sem apontar nomes, o chefe da bancada da Renamo, Viana Magalhães, deplorou a atitude de alguns deputados da…
Read more

Moçambique diz ter situação controlada nas duas vilas invadidas

O porta-voz do Governo moçambicano disse terça-feira (31/03) que a situação em Mocímboa da Praia e Quissanga “está controlada”, uma semana depois de grupos armados terem ocupado duas vilas do Norte do país em menos de 48 horas. “As Forças de Defesa e Segurança já conseguiram manter a ordem e tranquilidade e já se circula…
Read more