fbpx

Categoria: Política

Estudantes devem trazer soluções para os problemas do país

O Administrador do Distrito de Vilankulo, Edmundo Galiza Matos Jr, desafiou as universidades a serem dinâmicas e proactivas na busca de conhecimentos para trazer soluções de forma a resolver os diversos problemas que o país enfrenta. O chefe do executivo distrital falava momentos apôs o encontro que manteve no seu gabinete, com o reitor da…
Read more

Ossufo Momade faz campanha para entrega de armas da Junta Militar

O líder da RENAMO faz campanha para a entrega voluntária das armas na posse dos guerrilheiros do seu partido. Momade diz não haver motivos para a existência da Junta Militar, liderada por Mariano Nhongo. A cidade de Quelimane foi esta segunda-feira (07.09) o ponto de convergência dos líderes dos principais partidos do país, nomeadamente Filipe…
Read more

Pena suspensa para antigo deputado da RENAMO

O antigo deputado da RENAMO Sandura Ambrósio e mais quatro arguidos foram condenados a penas suspensas de cinco anos de prisão por apoio à dissidência armada do maior partido da oposição. Defesa vai recorrer. Os cinco arguidos foram considerados esta terça-feira (08.09) culpados pelo crime de conspiração contra a segurança do Estado ao financiar a…
Read more

Amnistia Internacional pede investigação a abusos de forças de segurança

A organização Amnistia Internacional, AI, defendeu hoje uma investigação independente às suspeitas de prática de tortura e outras violações de direitos humanos cometidas pelas forças de segurança moçambicanas em Cabo Delgado. “O governo de Moçambique deve lançar uma investigação independente e imparcial sobre tortura e outras violações graves cometidas pelas forças de segurança em Cabo…
Read more

Acórdão sobre caso de alegado apoio à dissidência da Renamo é proferido hoje

O Tribunal Judicial do Dondo, província de Sofala, centro do país, profere hoje o acórdão do caso em que o antigo deputado da Renamo Sandura Ambrósio é acusado de apoiar a dissidência armada do principal partido da oposição. Além de Sandura Ambrósio, vão conhecer hoje a sua sentença outras quatro pessoas acusadas de conspiração por…
Read more

Líder da Renamo pede a dissidente que “volte à razão”

O presidente da Renamo pediu para que Mariano Nhongo, líder dissidente acusado de protagonizar ataques armados no centro de Moçambique, “volte à razão”, considerando que diferenças internas devem ser resolvidas dentro do partido. “Eu deixo um apelo ao meu irmão [Mariano] Nhongo para que ele volte à razão. Não há razão para alguém pegar em…
Read more

Moçambique retira regra que limitava acesso a hospitais com base na aparência

O Ministério da Saúde anunciou hoje que vai retirar a regra que limita o acesso aos serviços de saúde com base nas roupas ou a aparência em todos hospitais do país, após contestação de uma organização não-governamental. A Direção Nacional da Assistência Médica vai “elaborar uma circular a orientar as direções clínicas dos hospitais para…
Read more

ADIN vai “travar” recruntamento de jovens pelos insurgentes

O Presidente da República , Filipe Nyusi, disse que a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte, ADIN, vai promover o emprego para os jovens do norte do país, visando impedir o seu recrutamento por grupos armados que atuam na região. Nyusi enfatizou o impacto da ADIN na geração de oportunidades económicas para os jovens, quando…
Read more

Processo contra Matias Guente é motivado por razões políticas

O editor-executivo do semanário Canal de Moçambique foi interrogado esta quarta-feira, no âmbito de um processo em que é arguido por alegada violação de segredo de Estado. Matias Guente avança que foi notificado para um interrogatório relacionado com os textos que o semanário escreveu sobre um contrato entre o Governo moçambicano e a então multinacional norte-americana Anadarko, atualmenente Total, para a segurança dos projetos de gás natural na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique. Os textos foram publicados em março deste ano e o contrato entre o Governo e a Anadarko foi assinado em fevereiro de 2019. Guente conta que o promotor que o interrogou deixou claro a intenção de levar o processo ao tribunal. Guente volta a defender que um jornalista “não está obrigado ao segredo de Estado” e revela pressões anteriores às quais foi submetido e que,…
Read more

Governador de Nampula diz ter dificuldades em trabalhar com edis da RENAMO

Manuel Rodrigues acusa autarcas da RENAMO de isolarem-se dos programas para o desenvolvimento da província. Mas os edis da oposição discordam e afirmam que nunca foram solicitados para trabalho. O governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, acusa os autarcas eleitos pela RENAMO de estarem a isolar-se e de auto-excluírem-se dos programas que julga que…
Read more