Categoria: Sociedade

INAM prevê mau tempo para zona sul do país

Ventos fortes com rajadas até 70 quilómetros por hora e chuvas fracas acompanhadas por vezes de trovoadas poderão se registar nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane a partir desta terça-feira (07/04) a tarde, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM). O aviso foi feito por volta das 11 horas desta segunda-feira e é válido…
Read more

CDM e Conselho Municipal da Cidade de Maputo juntam-se contra o COVID-19

A Cervejas de Moçambique, S.A (CDM), em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo – CMCM, promoveu a campanha STOP COVID-19, que pretende contribuir para a prevenção da pandemia em Moçambique. A iniciativa, cujo lançamento decorreu no passado dia 4 de Abril, no Terminal de Transportes da Praça dos Combatentes e no Mercado…
Read more

Alusivo ao dia da mulher moçambicana: Vodacom lança campanha que eleva as aspirações da mulher no País

– Denominada “Mulheres Que Inspiram – Ser Mulher é TudoBom”, a campanha será desenvolvida em todas as regiões do país. O País comemora esta terça-feira, 7 de Abril, o Dia da mulher moçambicana – um marco história que representa a força e determinação da mulher no desenvolvimento social. Em reconhecimento do valor e do papel…
Read more

OMS alerta os moçambicanos para o cumprimento das medidas de prevenção do coronavírus

A Organização Mundial de Saude (OMS) pede atenção dos moçambicanos no cumprimento das medidas de prevenção do Coronavúrus no país. Este pedido foi feito pela Representante da OMS em Moçambique. Djamila Cabral, disse ser urgente que todos fiquem em casa, saíndo apenas em casos extremos. “Fica em casa. Fica em casa se não tem nada…
Read more

País: MISAU projecta montar 4 mil tendas para atendimento de casos de febres e tosse

O Ministério da Saúde (MISAU) projecta montar quatro mil tendas em todo o país para o atendimento de casos de febres e tosse nas comunidades. Pretende-se com a iniciativa assegurar a detenção de sinais e sintomas da doença nas comunidades. A informação foi partilhada, este sábado, no Programa “Linha Directa” da Rádio Moçambique pelo director…
Read more

COVID-19: Ensino superior transmitem conhecimentos usando plataformas digitais

Por causa da COVID-19, as aulas pararam apenas nas escolas e faculdades. Em casa, continuam. Para o efeito, as Instituições de ensino superior público e privadas continuam com processo de transmissão de conhecimento usando plataformas digitais. A ideia, de acordo com o Presidente do Conselho de reitores, Severino Nguenha, é transformar este momento crítico de…
Read more

Desinformações sobre COVID-19: Dois detidos em Cuamba

No Niassa, dois indivíduos estão detidos no distrito de Cuamba acusados de promover desinformações sobre a pandemia do COVID-19. O facto foi tornado público pelo administrador do distrito de Cuamba, em entrevista á Rádio Moçambique. “Vamos trabalhar para estancar esse mal que é a doença. Não só esses dois casos. Nós temos mais quatro casos…
Read more

Autoridades não conseguiram identificar a fonte de covid-19 do 10º doente nem testar todos contactos

As autoridades de Saúde não conseguiram identificar a fonte da infecção do 10º doente com covid-19 em Moçambique. Também não foram testados, ainda, todos os contactos deste cidadão moçambicano tudo indica contraiu o novo coronavírus na Península de Afungi, na Província de Cabo Delgado. “Em Moçambique, ao nível do Instituto Nacional de Saúde, até sexta-fera,…
Read more

COVID-19: Muçulmanos e cristãos de Nampula suspendem orações colectivas

Líderes religiosos de Nampula reforçam medidas para evitar a propagação pelo coronavírus entre os seus fiéis recorrendo à internet, rádio e televisão para rezar. Seguindo as medidas do estado de emergência, mesquitas e igrejas de Nampula estão praticamente encerradas e os fiéis ajudam na divulgação de mensagens de prevenção do vírus causador da Covid-19. O…
Read more

Falta de clareza sobre estado de emergência em Moçambique pode levar ao caos

Analistas disseram hoje à Lusa que as restrições impostas pelo estado de emergência ratificado terça-feira pela Assembleia da República de Moçambique (AR) devem ser claras e não lacónicas, para se evitar o caos e tumultos. Interpretações diversas sobre as medidas do estado de emergência levaram quarta-feira a polícia a encerrar estabelecimentos comerciais, incluindo os que…
Read more