fbpx

Categoria: Sociedade

Polícia sul-africana apreende heroína proveniente de Moçambique

A polícia sul-africana em Richards Bay, apreendeu 342,5 quilogramas de heroína no valor de 87,5 milhões de rands proveniente de Moçambique, anunciou a força policial. Os agentes da unidade de investigação de crime organizado de Richards Bay encontraram heroína em pó no valor de cerca de 87,5 milhões rands e prenderam três suspeitos, refere o…
Read more

Rede prevê crise alimentar nalguns distritos do centro de Moçambique

A Rede de Alerta Antecipado de Fome prevê que alguns distritos do centro de Moçambique entrem numa fase de crise alimentar a partir de outubro, com o início da época baixa da campanha agrícola. Com o início da temporada baixa, em outubro, os sinais de crise (nível 3, numa escala de um a cinco, a…
Read more

Município de Gondola suspende técnicos

Dois técnicos de urbanização e igual número de polícias municipais  da vila municipal de Gondola, em Manica, foram suspensos das suas actividades, indiciados de venda de espaços considerados sagrados, com mais destaque para cemitérios que foram transformados em talhões para habitação. Os agentes da polícia municipal foram igualmente suspensos de exercer as suas actividades devido…
Read more

Importação de modelos retrai soluções locais

O lugar é morto quando não produz histórias e não evoca memórias – citando Mia Couto, o arquitectomoçambicano, AdamoMurrombe não têm dúvidas que o modelo de edificações e construções urbanas descontextualizadas da realidade moçambicana poderá resultar a uma dependência crescente do que vem de fora o que não é economicamente viável. Adamo Murromberefere que tais…
Read more

Comandante de Macossa e seus subalternos detidos por corrupção em Manica

O comandante distrital de Macossa, na província de Manica, e dois dos seus subalternos estão detidos nas celas da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Báruè, acusados de prática de corrupção passiva. A detenção ocorreu mediante um processo judicial movido pela Procuradoria Distrital de Macossa, alegadamente por os visados terem recebido 45 mil meticais…
Read more

Réus absolvidos devem ter reinserção económica para não serem recrutados por terroristas

O Tribunal Judicial Provincial de Cabo Delgado absolveu metade dos réus acusados de envolvimento em ataques terroristas naquela província do norte de Moçambique, supostamente por inexperiência em lidar com processos sobre o terrorismo. Centro e trinta réus acusados de participar em ataques terroristas, que iniciram em outubro de 2017, foram absolvidos por insuficiência de provas em seis dos…
Read more

Cerca de 43 mil pessoas perderam o emprego em Moçambique

Pouco mais de 43 mil pessoas em Moçambique perderam emprego devido ao impacto das restrições impostas para travar a propagação do novo coronavírus, indica um relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo os resultados do “Inquérito sobre o Impacto da Covid-19 nas empresas”, realizado entre junho e julho, as restrições adotadas para travar a…
Read more

Religiosas da Igreja Católica que estavam desaparecidas em Mocímboa da Praia foram encontradas

As duas religiosas que estavam desaparecidas há 24 dias na sequência das confrontações entre as forças governamentais e os insurgentes em Mocímboa da Praia, Norte de Moçambique, foram localizadas, disse hoje à Lusa fonte da Diocese de Pemba. “Elas estão salvas e chegaram à cidade de Pemba no domingo. Embora com estado de saúde debilitado,…
Read more

Cabo Delgado entre as maiores preocupações na África Austral

A insegurança alimentar em Cabo Delgado, província no norte de Moçambique palco de ataques armados, foi ontem destacada como uma das situações mais “preocupantes” na África Austral pela diretora regional do Programa Alimentar Mundial (PAM), Lola Castro. A escassez de comida chegou a níveis “particularmente preocupantes” e a província transformou-se numa “forte prioridade”, referiu durante…
Read more

Esclarecimento da Fábrica de Explosivos Moçambique

Notícias postas a circular nos últimos dias, dão conta que a Fábrica de Explosivos Moçambique (FEM)poderá ter praticado acções ilícitas, associando-o mesmo a actos terroristas posteriormente ocorridos. Estas acusações são totalmente falsas. Após os atentados terroristas na estação de comboios de Atocha, na capital espanhola, em Março de 2004, circularam rumores que os explosivos utilizados…
Read more