Categoria: Uncategorized

Renamo denuncia “intimidação” policial

A Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, denunciou que foi impedida de realizar uma marcha em Quelimane, no centro do país. O partido falou em “acto de intimidação e perseguição”. As Forças de Defesa e Segurança inviabilizaram a realização de uma marcha de membros e simpatizantes da Renamo na sexta-feira, na cidade de Quelimane,…
Read more

Governo pressionado para acabar com perseguição a jornalistas

A Amnistia Internacional (AI) pediu hoje ao Governo do Sudão que interrompa o que descreve como uma «perseguição implacável, intimidação e censura» a jornalistas. Entre janeiro e outubro deste ano, pelo menos 15 jornalistas foram detidos pelas forças de segurança do país de acordo com o relatório divulgado hoje pela organização. A AI acusa o…
Read more

Presidente Nyusi lança “ESTAMOS MAIS JUNTOS”

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procede esta segunda-feira dia 16 de Dezembro de 2019 em Maputo, na Galeria do Porto de Maputo, ao lançamento o livro “Estamos Mais Juntos – Testemunhos de vida e Superação do projecto Porto +”. A obra retrata histórias de vida de 15 integrantes de um projecto de emprego…
Read more

Tribunal condena ex-Presidente a dois anos cadeia por corrupção

Um tribunal de Cartum condenou o ex-presidente do Sudão Omar al Bashir a dois anos de prisão por um crime de enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro. esta é a primeira vez que um tribunal condena um ex-chefe de Estado. O tribunal considerou Al Bashir culpado por posse ilegal de moeda estrangeira depois de as…
Read more

“Chuvas abaixo do normal” até Fevereiro de 2020 no Sul e Centro de Moçambique

Embora a chuva que tem caído já esteja a causar alguns estragos nas cidades de Maputo, Matola e Beira o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê que até Fevereiro de 2020 as regiões Sul e Centro de Moçambique vão registar “chuvas abaixo do normal”. “A atmosfera mostra características de termos pouca chuva e irregularmente distribuída…
Read more

Carvão de Moçambique interessa a investidores do Brasil e da Índia

A exploração de carvão mineral na localidade de Mucangadzi, distrito de Zumbo, nordeste da província central moçambicana de Tete, será reactivada a partir do próximo ano, disse o administrador distrital, Djone Manhoso. O administrador disse ainda ao matutino Notícias, de Maputo, que um grupo de empresários do Brasil e da Índia esteve no primeiro semestre…
Read more

Feizal Sidat eleito presidente da Federação Moçambicana de Futebol

Feizal Sidat foi eleito, sábado, em Maputo, presidente da Federação Moçambicana de Futebol, no decurso da assembleia-geral eleitoral. Feizal Sidat derrotou o candidato da continuidade, Alberto Simango Júnior, e o ex-futebolista e capitão dos Mambas, Tico Tico. Onze associações provinciais de futebol foram, este sábado, às urnas escolher o novo Presidente da Federação Moçambicana de…
Read more

Ferroviário de Maputo revalida título africano de básquete

O Ferroviário de Maputo sagrou-se na noite de sábado bicampeão africano de básquete em seniores femininos ao vencer na final o Inter Clube de Luanda, por 91-90, no prolongamento após empate a 82 pontos ao cabo dos 40 minutos regulamentares. Conforme o resultado revela, tratou-se de uma final muito equilibrada. As locomotivas saíram ao intervalo…
Read more

Presidente da República promulga Leis

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no uso das competências que lhe são conferidas pelo número 1 do artigo 162 da Constituição da República, promulgou e mandou publicar a Lei de Revisão do Código Penal e a Lei de Revisão do Código do Processo Penal. As Leis acima referidas foram recentemente aprovadas pela Assembleia…
Read more

Ex-ministro Manuel Chang necessita de cuidados médicos, segundo o advogado

O ex-ministro das Finanças Manuel Chang, detido há quase um ano na África do Sul no caso das “dívidas ocultas”, “requer cuidados” por falta de tratamento médico, disse à Lusa o seu advogado. “Ele já está detido quase há um ano e pouco antes de ter sido preso na África do Sul tinha sido submetido…
Read more