Categoria: Uncategorized

Supremo australiano anula condenação de cardeal por pedofilia

A Alta Corte da Austrália, principal tribunal do país, anulou nesta terça-feira (07) a condenação por pedofilia do cardeal George Pell, 78 anos, que havia sido sentenciado a seis anos de prisão pelo crime em 2018. A decisão dos sete juízes que analisavam o caso foi unânime e o prelado já foi libertado do presídio…
Read more

COVID-19: Cuba recebe cheque de USD 200 mil e acessórios médicos da China

A China doou uma importante quantidade de acessórios de protecção pessoal e dinheiro à Cuba, como parte da colaboração do gigante asiático na luta contra o novo coronavírus. “A China e Cuba são países irmãos. O governo chinês aprecia muito os esforços do governo cubano, apoiamos firmemente todas as medidas tomadas por Cuba contra a…
Read more

Egipto é o primeiro país árabe a suspender actividades públicas no Ramadão

O Egipto tornou-se terça-feira (07/04) o primeiro país árabe a anunciar a suspensão de todas as actividades colectivas para o mês sagrado do Ramadão, este ano com início a 23 ou 24 de Abril, devido à pandemia da COVID-19. O Ministério dos Assuntos Religiosos “decidiu suspender todas as actividades colectivas durante o Ramadão, dado que…
Read more

Porta-voz do Presidente dos EUA abandona cargo e vai trabalhar com primeira-dama

A porta-voz do Presidente dos EUA, Stephanie Grisham, vai deixar o cargo e passará a trabalhar directamente com a primeira-dama, Melanie Trump, anunciou terça-feira (07/04) a Casa Branca. Sem nunca ter chegado a coordenar qualquer ‘briefing’ presidencial, ao fim de menos de um ano como porta-voz do Presidente, Grisham vai assumir o cargo de chefe…
Read more

Covid-19: Produtores de petróleo africano pedem acordo na OPEP para garantir “sobrevivência da indústria”

A Câmara de Energia Africana (CEA), que representa os produtores africanos de petróleo e gás, exortou terça-feira (07/04) a OPEP a chegar a acordo sobre os preços, argumentando que está em causa a “sobrevivência da sua indústria”. “Nas vésperas da reunião [de quinta-feira da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP)], a CEA exorta os…
Read more

Apesar do COVID-19: Países da SADC unânimes em prosseguir as trocas comerciais

Os países da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), são unânimes em afirmar que as trocas comerciais não podem parar por causa do COVID-19. O transporte de mercadorias deverá continuar a ser feito na região, sob pena de haver grande escassez de produtos e criar distúrbios na vida da população. A informação…
Read more

Conselho de Segurança das Nações Unidas discute pandemia na 5.ª feira

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai discutir a situação de pandemia, pela primeira vez, na quinta-feira (09/04), após semanas de impasse entre os seus membros, segundo fontes diplomáticas não identificadas pela AFP. Há uma semana, e após dias de impasse devido a divergências entre os membros permanentes do Conselho de Segurança, nove dos…
Read more

Covid-19 já matou 73.139 pessoas e infectou mais de 1,3 milhões no mundo

A pandemia do novo coronavírus já matou, desde Dezembro, 73.139 pessoas e infectou mais de 1,3 milhões em todo o mundo segundo um balanço da agência France Presse, às 21h00 de segunda-feira, através de dados oficiais. De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, 1.310.930 casos de infecção foram oficialmente diagnosticados em 191…
Read more

INAM prevê mau tempo para zona sul do país

Ventos fortes com rajadas até 70 quilómetros por hora e chuvas fracas acompanhadas por vezes de trovoadas poderão se registar nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane a partir desta terça-feira (07/04) a tarde, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM). O aviso foi feito por volta das 11 horas desta segunda-feira e é válido…
Read more

Parlamento vai gastar 2.8 biliões de meticais com seu funcionamento este ano

O Parlamento aprovou esta segunda-feira (05/04), a contragosto da Renamo e do MDM, o orçamento para o seu funcionamento. São 2.8 biliões de meticais a serem gastos este ano com as despesas da Assembleia da República. O orçamento foi aprovado a contragosto da oposição, mas sem nenhum voto contra. A Renamo e o MDM prefiram…
Read more