Categoria: Uncategorized

Moçambique não aderiu à Convenção sobre Eliminação do Mercenarismo

Na madrugada de sábado, grupos terroristas do Ahlu Sunnah wa Jamaa (ASWJ), localmente conhecidos por Al-Shaabab, voltaram a atacar a vila municipal da Mocímboa da Praia, a segunda vez consecutiva em três meses. Ainda não há informações precisas sobre vítimas humanas, mas o Centro para Democracia e Desenvolvimento (CDD) apurou que o ataque causou danos…
Read more

Tete: INAE confisca 20 balanças supostamente adulteradas no mercado Kwachena

A Inspecção Nacional das Actividades Económicas em Tete (INAE), confiscou vinte balanças supostamente adulteradas, que estavam a ser usadas no mercado Kwachena Ku Nhartanda , na capital provincial. Trata-se de balanças que eram supostamente usadas para adulterar o preço real, dos produtos comercializados, sobretudo a batata reno, tomate, alho e cebola. Como resultado desta acção…
Read more

Ministro Salimo destaca o uso de terminais tecnológicos

O uso de terminais tecnológicos de acesso aos conteúdos académicos, como sejam telemóveis inteligentes, computadores de mesa e, no caso vertente, computadores portáteis (Laptops), a par do acesso à internet de qualidade, constituem segundo o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, factores importantes para a inserção e afirmação dos…
Read more

Editorial: É ou não é?

Nas comemorações de mais um aniversário da Independência nacional (passam já 45 anitos) e trinta e quatro anos depois da sua morte, ainda ecoa no mundo moçambicano a voz de trovão, crítica e sobretudo de grande amplitude social. A voz de Samora Machel. Porque o tempo corre e as diferenças na mesa se vão acentuando…
Read more

Argélia : novas manifestações, prisões e condenações de opositores

Desde o início da crise sanitária da COVID 19 e a interrupção das manifestações semanais nos meados de Março, na Argélia , continua a repressão sobre os lideres do Hirak (movimento popular de contestação), sobre os opositores, os jornalistas, os meios de comunicação independente, inclusive sobre os internautas. Após mais de 500 detenções em 23…
Read more

Acusa combatentes de serem donos do negócio de marcação de combustíveis 

O castelo de papel começa a desmoronar e as verdades trazidas pelo nosso semanário sobre o conluio para afastar a firma suíça, a SICPA, do processo de marcação de combustíveis no país, agitam quadros do Ministério de Recursos Minerais e Energia (MIREME). Recorda-se que o Zambeze reportou oportunamente que viagens e “luvas” são algumas das…
Read more

DDR sem junta militar não vai prestar

O Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) defende que o Governo, a Renamo e a Comunidade Internacional devem começar a desenvolver uma aproximação com a propalada Junta Militar do general Mariano Nhongo para integração deste grupo descontente no processo de DDR, ora em curso. Em entrevista exclusiva ao Zambeze, Dércio Alfazema, coordenador de programas do IMD,…
Read more

Há oportunismo dos agentes da polícia no estado de emergência

A invasão às residências e a detenção arbitrária dos cidadãos sob pretexto de estarem a portar garrafas contendo álcool são algumas das atitudes reprováveis, segundo o Presidente da Associação Moçambicana de Polícias (AMOPAIP), Nazário Muanambane, que admite a existência de agentes que usam o estado de emergência para a extorsão dos cidadãos em detrimento da…
Read more

Novo revés para DAG em Cabo Delgado

Depois de perder um helicóptero Gazelle 341B, no início das suas operações militares em Cabo Delgado, a empresa militar privada Dyck Advisory Group (DAG) sofreu a 15 Junho um novo revés. Um aparelho de vigilância BatHawk foi abatido na zona de Milangueleia, Cabo Delgado, pelos grupos armados activos na zona, segundo fontes militares. O piloto…
Read more

COVID-19: Inicia testagem rápida em Nampula

O Ministério da Saúde vai submeter, a partir de hoje, terça-feira, oito mil pessoas a testes sero-epidemiológicos rápidos para a COVID-19 na cidade de Nampula, para apurar a exposição ao novo coronavírus e travar a transmissão comunitária. O diretor-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique, Eduardo Samo Gudo, disse, em entrevista à…
Read more