fbpx

Categoria: Uncategorized

Filho de Dhlakama ambiciona Ponta Vermelha a solo

Henriques Afonso Dhlakama, é filho do antigo presidente da Renamo, Afonso Dhlakama.Não tem histórico de vida política activa, no entanto, está decisivamente firme para concorrer às eleições presidenciais de 2024, como independente. Anota que a sua candidatura deve ser vista como uma nova esperança para os moçambicanos, num país que já desistiu de mudar. A…
Read more

Multichoice Reforça Posicionamento como Líder do Sector de Entretenimento no País com o evento Media Show 2020

A MultiChoice Moçambique consolidou no passado dia 15 de Setembro, a sua posição como líder no sector de entretenimento e pioneira da tecnologia ao acolher o evento anual de apresentação de conteúdos com a participação de jornalistas, influenciadores e outros parceiros-chave. O evento foi dirigido pelo Director Geral Agnelo Laice e foi transmitido Livenas plataformas…
Read more

Massificar o uso da Energia Solar para fins domesticos

Mocambique pretende massificar o uso de energia solar no aquecimento e refrigeração de água para fins domésticos e industrias. A medida será aplicada, sobretudo, em hotéis, fábricas, hospitais e internatos. Para o efeito, serão capacitados 100 técnicos nacionais, nesta fase inicial, que vão implementar o sistema solar térmico para aquecimento e refrigeração de água. Neste…
Read more

Centro de saúde ainda a espera reabilitação em Inhambane três anos depois

Em tempos de pandemia, comunidade lamenta que unidade de saúde continue desactivada devido aos danos causados pelo ciclone Dineo em 2017. Autoridades de saúde de Inhambane dizem que não há dinheiro para reabilitação. Passam mais de três anos que a província de Inhambane, no sul de Moçambique, foi fustigada pelo ciclone Dineo, que deixou um…
Read more

Estamos prontos para ajudar

 A Ministra dos Negócios Estrangeiros diz que África do Sul está pronta para ajudar se o vizinho solicitar. Naledi Pandor esclareceu que a SADC aguarda resposta sobre o plano de ação que solicitou ao Governo moçambicano. A África do Sul está pronta para ajudar Moçambique a combater os grupos armados que aterrorizam as comunidades da…
Read more

Moza Banco adianta-se na bancarização da Zambézia

Em menos de uma semana, o Moza Banco inaugurou, a segunda agência bancária, desta vez no distrito de Ile, na mesma província da Zambézia. Ambos balcões fazem parte da iniciativa presidencial “Um Distrito, Um Banco”.  O balcão em alusão já está em funcionamento, mas no último sábado foi oficialmente inaugurado pela Secretária de Estado na…
Read more

Moçambique entra hoje na segunda fase do alívio das restrições impostas pela pandemia

Moçambique entra hoje na segunda fase da retoma das actividades sociais e económicas que estavam suspensas, no âmbito do segundo estado de emergência face à covid-19 em vigor desde 08 de Agosto. O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou no dia 05 de agosto que a partir do dia 01 de setembro voltavam a entrar…
Read more

Filipe Nyusi  acusa “rede internacional”

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse hoje que os grupos armados que protagonizam ataques no norte do país são parte de uma “rede internacional do terrorismo”, defendendo a unidade como força importante para o combate à violência. Filipe Nyusi referiu-se à violência no norte do país, concretamente na província de Cabo Delgado, quando falava no…
Read more

Defesa de Armando Guebuza diz haver uma purga política no caso das Dívidas Ocultas

O advogado da defesa de  Guebuza diz que há uma purga política no caso das Dívidas Ocultas de Moçambique. Chivale reage dias depois do Tribunal Superior de Justiça do Reino Unido, através da sua secção comercial, emitir um despacho em que cita o antigo Presidente da República, Armando Guebuza, como uma das oito personalidade moçambicanas…
Read more

PIB perde biliões de dólares no contrabando

O Produto Interno Bruto, PIB, nacional perde cerca de 12.6%, de contraband com a África do Sul, Índia e China. Estes paises estao na linha da frente do contraband a que Mocambique e vitima, segundo consta do documento da tese de doutoramento da presidente da Autoridade Tributária. Amelia Muendane. A economia moçambicana perde cerca de…
Read more